Ddwsd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 50 (12492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO II

GESTÃO EMPREENDEDORA

Organização e o Empreendedorismo
Evanessa Lima – 2013

2013

Gestão Empreendedora

Introdução

Uma organização requer uma estrutura interna que lhe garanta coordenação interna e integração. Mas o que seria uma organização? Em seu conceito clássico, é possível definir qualquer organização como um rganização conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas,seja em grupo, seja , individualmentemas de forma coordenada e controlada. . Atuam num

determinado contexto ou ambiente visando atingir um objetivo pré ambiente, pré-determinado através da ações eficazes de diversos meios e recursos produtivos disponíveis, es liderados ou não por alguém com as funções de planear, organizar liderar e organizar, controlar. A organização (do grego, organon =ferramenta) significa o arranjo e disposição dos recursos organizacionais para alcançar objetivos estratégicos. s O sucesso da organização repousa em grande parte na maneira como consegue se organizar para funcionar e proporcionar resultados. A pessoa que assume o risco de começar uma empresa é um empr empreendedor. Empreendedor é uma palavra que vem do latim imprendere, que significa

2

2013

GestãoEmpreendedora
“decidir realizar tarefa difícil e laboriosa.” (Dicionário Houaiss da Língua ” Portuguesa, 2001). A ideia de espírito empreendedor está de fato associada a pessoas realizadoras, que mobilizam recursos e correm riscos para iniciar organizações de negócios.

Você já se imaginou criando seu próprio negócio?

Que tal, entendermos um pouco mais desse mundo de empreendedores e organizações,talvez você seja

potencialmente um desses empreendedores de sucesso de que tanto ouvimos falar. Vejamos, então!

3

2013

Gestão Empreendedora Fundamentos da Organização e o Empreendedorismo.
Objetivos de aprendizagem

Definir a organização como uma função administrativa; Entender o conceito de Organização; Descrever a estrutura organizacional. Definir os estilos de administração e suas basesconceituais efinir Definir como a direção pode influenciar a cultura organizacional. Definir o que significa ser um empreendedor Descrever os traços de personalidade que compõem o perfil do empreendedor. Entender o funcionamento das empresas – seus recursos, sistema de operações e resultados. Explicar os cuidados na escolha de um negócio e os fatores que podem determinar seu sucesso.

Temasabordados

1 – Fundamentos da Organização No passado muitas empresas se inspiravam no model militar de modelo organização centralizada e hierarquizada, no qual todas as estratégias e decisões eram formuladas e tomadas exclusivamente pela cúpula da organização.
4

2013

Gestão Empreendedora
Contudo, o mundo mudou e o modelo burocrático e hierarquizado foi ultrapassado pelas mudanças, em especial nasúltimas décadas, com mudanças, introdução massiva da tecnologia da informação. 2 – Fundamentos da Direção Não existe organização sem pessoas, portanto a direção é o processo de guiar as atividades dos membros da organização nos rumos adequados. A direção constitui um importante elemento na consolidação da qualidade de vida no trabalho. 3 – O Empreendedor Quanto à figura do empreendedor é importantefocar nos traços de personalidade dessas pessoas que preferem abrir mão da segurança do emprego para se lançar em uma aventura no mundo dos negócios. a 4 – A Empresa Ampliando o estudo do empreendedor para o empreendedorismo, será estudado como funciona as empresas – administração de seus recursos, o funcionamento de um sistema de operações e a avaliação de seus resultados. Assim, entender o que fazo empreendimento ser um sucesso. 5 – A escolha do negócio Para se tornar um empreendedor devem-se tomar providências e cuidados, é preciso avaliar os prós e os contras que poderão definir se é melhor criar uma empresa com base em uma nova ideia ou comprar um negócio existente.
5

2013

Gestão Empreendedora

Caso Introdutório

Maria Pumar franquias.

produz

guarda-chuva guarda chuva

fashion...
tracking img