Grupo guararapes - riachuelo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de Empresa: Guararapes - Riachuelo

Guararapes - Riachuelo
A Guararapes – Riachuelo, conhecida popularmente somente como Riachuelo, é a maior rede de Lojas de Departamentos do Brasil. Contando com 126 pontos de venda, dois parques industriais e 40.000 funcionários. Cria, fabrica e comercializa roupas, calçados, relógios, acessórios e produtos de moda casa.

História
O inicio daGuararapes foi em 1951, na cidade de Recife-PE, pelos irmãos Nevaldo Rocha e Newton Rocha. Dois anos depois, em setembro de 1958, sua matriz foi transferida para Natal-RN, onde os irmãos Rocha já possuíam as lojas Seta, na onde vendiam algumas confecções e relógios. As lojas Seta foram o primeiro negócio de sucesso dos irmãos.
Em 1970 a Guararapes abriu seu capital, assim deixando de ser apenas umaempresa de família.
Em 1979, a Guararapes adquiriu a cadeia de lojas Riachuelo, expandindo sua área de atuação para o varejo. Desde o início, o objetivo do Grupo Guararapes é comercializar produtos de alta qualidade a preços baixos, sempre buscando satisfazer e agregar valor a seus clientes.
Fundada em 1947, a Riachuelo era composta por pequenas lojas de rua com até 200 m2, vendendopredominantemente tecidos a preços baixos. Em 1979, quando a rede de varejo foi comprada pelo Grupo Guararapes, iniciou-se um processo de reestruturação e mudança estratégica, com o objetivo de vender roupas prontas em vez de apenas tecidos. No decorrer dos anos, as lojas menores foram fechadas e as novas passaram a ter mais de 2.000 m2 cada.
A partir de 1993, o foco da Riachuelo passou a ser a moda, sempreligada às tendências nacionais e internacionais de forma democrática, preservando os bons preços e melhorando constantemente a qualidade dos produtos. Esta estratégia, sintonizada com as principais lojas de varejo mundiais, envolveu a criação e o fortalecimento de marcas próprias da Riachuelo, cada uma com identidade visual própria e público-alvo específico.
A Guararapes-Riachuelo Hoje
Com ainauguração de 9 lojas em 2008, 6 lojas em 2009, 16 lojas em 2010 e 16 no decorrer de 2010, a Riachuelo conta, atualmente, com 126 lojas distribuídas por todas as regiões do Brasil, totalizando 316,5 mil m² de área de vendas em operação.
O mercado de varejo de moda brasileiro é marcado pela grande pulverização. As três maiores redes de varejo têxtil dominam cerca de 5% do mercado, indicando aexistência de um expressivo número de comerciantes de pequeno porte. Já em economias mais desenvolvidas, os grandes players chegam a deter 70% de market share e, como ocorre em alguns países europeus, o líder chega a possuir entre 30% e 40% do seu mercado de atuação.
O grande diferencial da Guararapes-Riachuelo é a integração entre varejo e indústria, modelo comprovado de sucesso no mundo, pois permiteque a Companhia responda rapidamente às constantes mudanças e tendências do mercado através do desenvolvimento dos últimos conceitos de “Fast Fashion”.
Desta forma, um dos principais focos da Guararapes Confecções S.A. é o fornecimento à controlada Lojas Riachuelo, que absorve mais de 80% de sua produção. O restante é direcionado a mais de 10 mil lojistas espalhados pelo Brasil por meio derepresentantes comerciais.
O negócio de varejo caracteriza-se por apresentar uma excelente sinergia com a comercialização de produtos financeiros dos mais variados tipos. Além das amplas opções de financiamento, a companhia oferece a seus clientes duas modalidades de empréstimo pessoal e uma série de seguros e assistências.
Estratégias
Ser a maior e mais integrada companhia de varejo têxtil do país,buscando rápido atendimento às necessidades nas mudanças nas tendências de consumo e tendências no mundo da moda, assim como garantir o acesso ao vestuário de alta qualidade com preços acessíveis. Abaixo, seguem os principais drivers de Crescimento:
* Aumentar ainda mais integração entre Riachuelo e Guararapes;
* Continuar plano de crescimento físico por meio da remodelação e inauguração...
tracking img