Grito de munch

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“O grito” de Edvard Munch

Análise do quadro
Nesta obra de Munch , encontramos como campo da imagem a pessoa que está no centro do quadro, as outras duas pessoas na parte de trás, a ponte, o lago e o céu. Desde logo a partir do nome do quadro (“o grito”) conseguimos interpretar a mensagem que o autor tenta passar, algo não está bem com a personagem que ocupa oprimeiro plano da imagem. Sente-se uma certa raiva e angustia que afecta todo o segundo plano , que se apresenta tremido, devido ao grito, com excepção da ponte por ser uma figura nãonatural e as outras duas personagens.
Em relação ao enquadramento podemos afirmar que está contido no plano do conjunto, pois temos acesso a uma paisagem juntamente com 3 personagens.Neste quadro uma coisa que se sobressai muito são as cores e a luz. Em relação as cores podemos dividir nas cores quentes e nas cores frias em que encontramos as cores frias na figurahumana que é a cor da angustia e da dor , e também encontramos uma cor fria no rio que segue o seu rumo até ao horizonte. Em contraste encontramos as cores quentes no céu, que é umacaracterística do expressionismo. Em relação á luz podemos observar que há uma luz que vem do céu quente e que se reflecte pelo lago e pela ponte.
O grito desta pessoa é o símbolo de umcolmatar de angustia ,raiva e outros sentimentos que por vezes levam as pessoas a rebentar. Este quadro demonstra muito bem isso porque no meu entender todo o quadro dá a sensação deestar a tremer devido ao grito e isto leva a que as pessoas percebam que quando estamos mal connosco tudo o mundo está mal na nossa visão. E a razão para as outras duas pessoas não estaremtortas e porque poderão ser amigos , e aqui está outra mensagem subentendida que quando nós estamos mal os nosso amigos estão fortes e podem-nos ajudar .
João Moniz 12ºF nr:20
tracking img