Gravidez

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2949 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1º mês
A menstruação está atrasada há mais de duas semanas, os seios estão inchados, os mamilos mais sensíveis e com uma tonalidade mais escura. Surgem as náuseas e os vômitos, possivelmente um sinal da presença da hormonal presente na gravidez - a gonadotrofina coriônica.
Outros sintomas vão-se juntando a estes: um aumento da circulação sanguínea, aumento dos batimentos cardíacos, baixa datensão arterial e uma produção aumentada de progesterona. Todas estas séries de modificações trazem um aumento de cansaço e um sono quase incontrolável. Além da frequente azia existe um aumento da vontade de urinar com bastante frequência.
Para confirmar a gravidez, o médico assistente faz um exame ginecológico. Um teste laboratorial verifica a dosagem, na urina ou sangue, da hormonal Beta HCG. Se oresultado for  positivo, então a futura mãe está de parabéns: um bebê vem a caminho e com ele, muitas mudanças na vida do casal. 
1ª a 4ª semana
O óvulo fertilizado subdivide-se em diversas células, ao mesmo tempo em que avança pela trompa de Falópio. Ao chegar à cavidade do útero (por volta do quarto dia após a fertilização) é já uma pequena bola (ainda não visível a olho nu), constituída porcerca de 100 células. Neste período, o ovo vai-se desenvolvendo até atingir perto de 0,3 cm de comprimento.
5ª a 6ª semana
O embrião flutua no saco de líquido e terá quase 1 cm. A cabeça começou a ganhar forma e nas suas quatro concavidades aparecerão, mais tarde, as orelhas e os olhos. Quatro pequenos cotos formarão os membros.
Desenvolve-se a barriga e o peito e começa a constituir-se ocoração e o sistema circulatório.
Orientações:
- Para aliviar os enjôos, chupe gelo, limão ou sumo de hortelã.
- O cigarro está proibido e o consumo de álcool restrito durante toda a gravidez.
- Não tome qualquer medicamento nem faça radiografias sem orientação do seu médico assistente.
- Consuma mais alimentos ricos em ácido fólico, como o feijão, grão-de-bico, lentilha, espinafre, brócolos,couve-flor, repolho cru, cenoura, fígado, levedo de cerveja, pão integral, laranja e banana. Ajudam a prevenir anomalias cardíacas, malformações e alterações congênitas.
|
|

2º mês
7ª semana
Com cerca de 1,3 cm, o embrião tem a cabeça inclinada sobre o peito e o rosto está já a ganhar forma. Os braços e as pernas são agora mais visíveis. O coração começa a desempenhar a sua função. O bebêjá possui intestinos, rins, fígado, pulmões. Em formação estão os órgãos sexuais, as células ósseas e o sistema nervoso.
8ª semana
O embrião continua a crescer até perto dos 3 cm, sendo agora chamado de feto. O rosto já é mais visível, a língua já está formada e as partes internas das orelhas estão a tomar forma. As pernas e os braços estão agora mais compridos e têm os dedos em fase final deformação. Já se distinguem os ombros, as ancas, os cotovelos e os joelhos. Os órgãos internos estão quase todos desenvolvidos. O bebê mexe-se bastante, apesar de a mãe não sentir.
12ª semana
Mede agora cerca de 5 a 6,5 cm e pesa perto de 18 gr. Tem os órgãos internos formados, estando parte deles em funcionamento. O alimento e o oxigênio são-lhe levado pelo cordão umbilical, que se encontra ligadoao umbigo e à placenta. O bebê mexe os músculos da boca e já consegue engolir. As pálpebras estão formadas, assim como os lóbulos das orelhas.
Os dedos já abrem e fecham e começam a aparecer as unhas. O bebê mexe-se cada vez mais, dado que os músculos se desenvolvem com rapidez.
O índice mais alto de progesterona influi diretamente nos movimentos dos intestinos, causando a prisão de ventre que,nalguns casos, se prolonga até o final da gestação. Aumentam as células produtoras de leite e os canais que o transportam até aos mamilos. As mamas crescem, ficam muito mais sensíveis e com a temperatura elevada, devido ao maior fluxo sanguíneo por toda a região; o próprio organismo começa a preparar os seios para a amamentação. O corpo ganha formas arredondadas. A essa altura, a grávida já...
tracking img