Gravidez

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 69 (17086 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MARIA DA PENHA PANICALI

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E PROJETO DE VIDA

Palhoça 2006

MARIA DA PENHA PANICALI

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E PROJETO DE VIDA

Relatório de pesquisa apresentado na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II, como requisito parcial para a obtenção do título de psicólogo.

Universidade do Sul de Santa Catarina Núcleo Orientado: Psicologia e SaúdeProfessor (a) Orientador (a): Ms. Ana Maria Pereira Lopes

Palhoça 2006

DEDICATÓRIA Este estudo dedico aos meus queridos filhos: Eduardo, André, Gustavo e Aline. Também ao meu querido esposo Paulo.

AGRADECIMENTOS

A concretização deste estudo, principalmente por implicar seres humanos tão “especiais”, só foi possível com o apoio indispensável dos responsáveis pelasmeninas mães, que nos ajudaram a chegar ao fim, mesmo tendo enfrentado algumas dificuldades. Agradeço a todas meninas mães, principalmente as que se dispuseram a participar deste estudo. Agradeço à minha família, pelo apoio e incentivo do dia a dia. Agradeço ao meu esposo Paulo Henrique, que durante toda minha vida acadêmica, acompanhou-me com carinho e amor. Agradeço aos meus mestres, que nodecorrer do curso colaboraram na minha formação acadêmica. Agradeço de forma carinhosa minha orientadora, a Mestra Ana Maria Pereira Lopes, pela sua disponibilidade, desprendimento, dedicação, coragem e amizade na orientação do meu trabalho. Enfim, a todos que ajudaram direta ou indiretamente na realização deste trabalho.

4

PANICALI, Maria da Penha. Gravidez na Adolescência eProjeto de vida: Como as adolescentes concebem seu projeto de vida após a ocorrência da gravidez. Trabalho de conclusão de curso – TCC (Curso de Psicologia - graduação). Universidade do Sul de Santa Catarina, Palhoça, 2006.

RESUMO

A presente pesquisa refere-se a ocorrência da gravidez na adolescência e as interferências no projeto de vida das jovens mães. Tem como objetivo geralverificar como as adolescentes percebem seu projeto de vida após a ocorrência da gravidez. Para que este objetivo fosse alcançado, foram entrevistadas 6 (seis) adolescentes mães de crianças de 1(um) a 2 (dois) anos de idade, moradoras do bairro Bela Vista-Palhoça, usuárias da policlínica dessa comunidade. Essa pesquisa é classificada como exploratória e qualitativa, utilizando entrevistassemi-estruturadas para coleta de dados. Procurou-se com essas entrevistas obter informações e justificativas de ordem teórica e/ou pessoais junto às adolescentes pesquisadas. Os conteúdos das categorias foram devidamente analisados e inter-relacionados com o referencial teórico levantado. Ao fim desse estudo, constatou-se que, antes da gravidez as adolescentes mantinham projetos de diversão,de educação e matrimônio. No entanto tais projetos podiam ser identificados com um caráter sintético. Já após ocorrência da gravidez este projeto ficou mais restrito, aparecendo apenas o projeto matrimonial e o educacional. O apoio familiar foi identificado como importante no enfrentamento ou não das dificuldades da gravidez por parte das adolescentes. Nesse estudo ficou evidente que oapoio familiar é fundamental; também ficou claro nas falas das adolescentes entrevistadas, o clamor por uma educação sexual. Sendo assim, conclui-se que o projeto de vida dessas adolescentes é cerceado a partir da gravidez, restando claro que a ocorrência da gravidez é relativa à ausência de educação sexual. Palavras – chave: adolescência, gravidez, projeto de vida.

5

SUMÁRIO 1.INTRODUÇÃO.....................................................................................................................7 1.1. Delimitação do Tema e Problemática.............................................................................8 1.2. Justificativa....................................................................................................................10 1.3....
tracking img