Gravidez precoce

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR SERVIÇO SOCIAL

SANDRA REGIS DA SILVA RODRIGUES







GRAVIDEZ PRECOCE NA ADOLESCÊNCIA












Juazeiro-Ba.
2012
SANDRA REGIS DA SILVA RODRIGUES






GRAVIDEZ PRECOCE NA ADOLESCÊNCIA









Trabalho apresentado ao Curso Superior Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná. 7ºSemestre para as disciplinas de: Estatística e Indicadores Sociais, Metodologia da Pesquisa Científica, Processo de Trabalho e Serviço Social e oficina de Formação – Tecnologia da Informação.

Professores: Helenara Regina Sampaio, Edna Braun, Amanda Bozza e Rodrigo Zambon.







Juazeiro-Ba.
2012
INTRODUÇÃO

Esse trabalho será desenvolvido como uma pesquisa bibliográfica, onde tem comoobjetivo possibilitar ao aluno o exercício prático da elaboração de um projeto de pesquisa.
No Brasil tem crescido muito o número de adolescentes grávidas, a gravidez precoce é uma das ocorrências mais preocupantes relacionadas á sexualidade da adolescência, com sérias conseqüências para a vida dos atores envolvidos dos seus filhos que nascerão e de suas famílias.
Verifica-se que osadolescentes estão iniciando sua vida sexual cada vez mais cedo e, que essa iniciação traz consequências diretas modificando todo seu curso de vida, é nessa fase, onde sonhos e oportunidades são deixados pra traz.
Tais modificações dizem respeito á vida biológica, educacional, sentimental e social, aonde sonhos e projetos chegam a ser interrompido devido ás conseqüências de uma gravidez não planejada oumesmo desejada, afetando assim as características de uma fase da vida em que tudo ainda é sonho, e que adolescente e família deverão se preparar para a chegada de um novo ser no seio familiar.2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

A pesquisa bibliográfica englobou as principais teorias da redução de danos publicadas pelos maisrenomados autores sobre o assunto.
Marconi e Lakatos (1996, p69), colocam que

A pesquisa bibliográfica é o passo inicial na construção efetiva de um protocolo de investigação, quer dizer, após a escolha de um assunto é necessário fazer uma revisão bibliográfica do tema apontado. Essa pesquisa auxilia na escolha de um método mais apropriado, assim como num conhecimento das variáveis e na autenticidadeda pesquisa.

A procura de um número significativo de adolescentes grávidas com idade entre 14 e 15 anos às instituições de saúde e, por encontrar-se em situação de saúde, econômica e vulnerabilidade social, são algumas das conseqüências que a gravidez precoce traz a essas adolescentes. A maioria delas não tem condições financeiras nem emocionais para assumir a maternidade e, por causa darepressão familiar, muitas delas fogem de casa e quase todas abandonam os estudos. Segundo AMÂNCIO e VITALLE (UNIFESP):
“Quando a atividade sexual tem como resultante a gravidez, gera conseqüências tardias e em longo prazo, tanto para a adolescente quanto para o recém-nascido. A adolescente poderá apresentar problemas de crescimento e desenvolvimento, emocionais e comportamentais, educacionais e deaprendizado, além de complicações da gravidez e problemas de parto. É por isso que alguns autores considerem a gravidez na adolescência como sendo uma das complicações da atividade sexual”.
Sabemos que tanto para a adolescente quanto para a sua família, esse fato causa grandes mudanças, antecipando um amadurecimento causando modificações na formação do corpo e principalmente na mente...
tracking img