Gravidez precoce

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANIELLE DO NASCIMENTO ANDRADE BATISTA
MARIA VIRGINIA BOTELHO CHAVES

GRAVIDEZ PRECOCE

APRESENTAÇÃO

Escolhemos este problema devido à realidade dos adolescentes que vivem no Complexo do Alemão, que está aos nossos olhos no cotidiano.
A pesquisadora Maria Virginia mora na comunidade e desenvolve um trabalho com pessoas de várias idades, incluindo as adolescentes, juntamentecom a Pastoral da Criança, que realiza trabalhos educativos, nutricionais e instrutivos.
Tivemos o primeiro contato com o tema na disciplina de Introdução ao Trabalho Científico do curso de Serviço Social da UFRJ em que nos foi atribuído à função de estudar uma expressão da questão social que estivesse à evidência na sociedade e propuséssemos um método de intervenção social. Devido à experiênciade nossa colega de grupo, à fácil comunicação com o público a ser atingido e interesse pelo tema é que o escolhemos.
A pesquisa teve dois momentos: Na primeira etapa da pesquisa iniciada no primeiro semestre de 2010 a nossa aproximação com o objeto de estudo foi mais superficial, na comunidade estudada se verifica apenas uma unidade de ensino que administra a Orientação sexual e entrevistamos adiretora do colégio e os resultados que nos relatou foram excelentes. Com os poucos dados que obtivemos na ocasião pudemos concluir que este ensino aos jovens é de grande importância, porém não obtivemos dados concretos, percentuais, para uma comparação mais exata com as outras escolas.
Esta segunda aproximação, realizada para a elaboração deste projeto de pesquisa, teve por objetivo concluircom mais exatidão o funcionamento do programa, e se ele ainda esta em funcionamento.
É importante ressaltar aqui que este trabalho foi realizado com dados reais, coletados através de pesquisa de campo.


TEMA

O tema que iremos expor é gravidez precoce, na etapa da vida, chamada adolescência. No ambiente específico que é as unidades escolares dentro da comunidade doComplexo do Alemão.
Nossa pesquisa toma por base autores como : GUIMARÃES (2001) que aborda temas como a prevenção e os riscos da gravidez na adolescência,
Campos(2000) sob a imposição de uma nova identidade, entre outros.
Como já estudado em todo curso acadêmico em serviço social, entendemos que todas as “ mazelas sociais são formas de expressões da questão social, provida darelação de exploração entre o capital e o trabalho”, NETTO e BRAZ (2009) e não é diferente nosso tema é uma pequena parcela resultante dessa relação que como tal é tratada de forma focalizada e fragmentada pelo governo, que age com politicas sociais temporárias e paliativas, não atuando no centro do problema.

PROBLEMA

Observando a grande quantidade de adolescentes grávidas, aquibuscamos apreender neste trabalho: até que ponto as escolas do Complexo do Alemão, que possui orientação sexual, conseguiu diminuir o percentual de gravidez precoce e evitar a evasão dessas meninas do âmbito escolar.

HIPÓTESE

Sabemos que mesmo que paliativas, a interação entre professores e alunos, em geral produzem uma melhor integração entre o alunato e a escola e que atividadesextras como esportes, dança, canto entre outros atraem a atenção dos mais jovens.

OBJETIVO

Objetivo geral
Neste segundo momento pretendemos conseguir dados exatos para fazermos uma comparação da referida unidade e uma segunda e também ao voltar à unidade visitada verificarmos se houve avanços.

Objetivo específico
Com a pesquisa, queremos ampliar asinformações sobre o assunto e indicar resultantes positivos para que a Orientação Sexual vire uma política pública, a ser implementada em toda a rede escolar com objetivo de diminuir a incidência de gravidez precoce, a evasão nas escolas ,chegando a uma intervenção institucional que atenda as demandas dos adolescentes.

JUSTIFICATIVA

Queremos com esse projeto corroborar com a luta para...
tracking img