Gravidez na adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A gravidez precoce é cada vez mais comum na vida contemporânea, devido a uma iniciação também precoce da vida sexual. Com a chegada da adolescência, os meninos e as meninas procuram diversão, e entre bebidas, festas, noitadas o sexo acaba surgindo com o tempo. O descuido é uma conseqüência natural da falta de maturidade e de informação da maioria dos adolescentes.
Sendo uma dasocorrências mais preocupantes relacionadas à sexualidade da adolescência, a gravidez precoce traz sérias consequências para a vida dos adolescentes envolvidos, dos filhos que vão nascer e de suas famílias. A gravidez na adolescência é um problema que deve ser levado a sério, incluindo o processo do parto que pode ser dificultado por problemas anatômicos e comuns da adolescente, como o tamanho daconformidade da pelve, a elasticidade dos músculos uterinos, os temores, desinformação, além dos elementos psicológicos e afetivos presentes.
A adolescência é caracterizada de um período de mudanças físicas e emocionais considerado, um momento de conflito ou de crise. Não é apenas uma simples adaptação de transformações corporais, e sim um importante período no ciclo existencial da pessoa, uma tomada deposição social, familiar, sexual e entre o grupo.

Desenvolvimento
A gravidez na adolescência envolve muito mais do que problemas físicos, há problemas emocionais, sociais, etc. Muitos pais acham constrangedor ter um diálogo aberto com seus filhos, isso pode gerar jovens mal instruídos que vão iniciar a vida sexual sem o mínimo de conhecimento. O prazer momentâneo que os jovens sentem durantea relação sexual é transformado em uma situação desconfortável quando a gravidez é descoberta.
No âmbito mental uma adolescente de 14 anos, por exemplo, não está preparada para cuidar de um bebê e muito menos de uma família. Também vale ressaltar, o crescimento no número de mães adolescentes solteiras, pois a falta de seriedade nos compromissos adolescentes leva ao abandono de uma das partesperante a responsabilidade de cuidar de uma criança.
É preciso que haja diálogo freqüente entre pais e filhos para um maior esclarecimento sobre o uso de métodos anticoncepcionais, sobre o sexo propriamente dito e suas possíveis conseqüências e para se obter informações. A partir deste desafio encaramos duas dificuldades. A 1ª relativa ao constrangimento que muitos pais vêem ao conversar sobre sexocom seus filhos e a 2ª relativa a falta de informação nas comunidades mais carentes. Muitas adolescentes conhecem superficialmente a camisinha, tem uma vaga idéia sobre o que seja, mas o seu uso, a importância que ela tem muitas vezes é totalmente desconhecida.

A atividade sexual da adolescente é na maioria das vezes eventual, o que para muitas justifica a falta do uso rotineiro deanticoncepcionais. Muitas das adolescentes não assumem para a família a posse do anticoncepcional, pois isso denunciaria uma vida sexual ativa e nem falam sobre sua sexualidade. Assim, além da falta ou má utilização de meios anticoncepcionais, a adolescente corre o risco de engravidar.
No Brasil, a cada ano cerca de 20% das crianças que nascem são filhas de adolescentes. A grande maioria dessas adolescentesnão tem condições financeiras e nem emocionais para assumir a maternidade. Devido à repressão familiar, muitas delas fogem de casa e quase todas abandonam os estudos.
A gravidez pode gerar conseqüências tanto para a adolescente quanto para o recém-nascido. A adolescente poderá apresentar problemas de crescimento e desenvolvimento, emocionais e comportamentais, educacionais e de aprendizado,além de complicações da gravidez e problemas de parto. Jovens que iniciam a vida sexual precocemente ou engravidam nesse período, geralmente vêm de famílias cujas mães também iniciaram sua vida sexual cedo ou engravidaram durante a adolescência.
O início da vida reprodutiva da mulher é marcada pela puberdade. Esse período é caracterizado pelas mudanças fisiológicas corporais e psicológicas. Uma...
tracking img