Gravidez na adolescencia: uma questao social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual do Ceará – UECE
Centro de Estudos Sociais Aplicados – CESA
Curso de Serviço Social – Diurno – 3° Semestre
Disciplina: Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos do Serviço
Social I
Professora: Socorro Maciel







Ficha de Análise do filmeLaranja Mecânica



Elizângela Maria dos Santos Coelho
Fortaleza – Ceará – 2012
Identificação do filme
Título do filme (0,10): Laranja Mecânica / Clockwork Orange
Diretor (0,10): Stanley Kubrick
Fotografia (0,10): Jonh Alcott
Gênero (0,10): Drama / Ficção Científica
Roteiro (0,10): Stanley Kubrick, baseado no livro de Anthony Burgess
País / Ano (0,10): Inglaterra / EUA – 1971Duração (0,10): 137 minutos

Pesquise na WEB e anote aqui os títulos de filmes do mesmo diretor. Identifique os que você já assistiu. (0,30 ponto)
Day of the fight – 1950
Fluying Padre – 1951
The Seafarers – 1952
Fear and Desire – 1953
Killers Kiss (A morte passou por perto) – 1955
The Killing (O grande golpe) – 1956
Paths of Glory (Glória feita de Sangue) – 1957
Spartacus – 1960
Lolita –1962 – Já assisti
Dr. Fantástico – 1964
2001 Uma Odisséia no Espaço – 1968
Laranja Mecânica – 1971 – Já assisti
Barry Lyndon – 1975
O Iluminado – 1980
Nascido para matar – 1987
De olhos bem fechados – 1999
Análise do filme
Faça um resumo da história do filme. Apresente: a) o contexto histórico, b) o conflito central do filme, c) seu desfecho. (1,0 para cada item, totalizando 3,0 pontos).O filme Laranja Mecânica se passa na Inglaterra na década de 1970 em um período marcado pela Guerra Fria que consistia de conflitos entre Estados Unidos e União Soviética, pois ambos disputavam a hegemonia mundial. Por um lado, os EUA defendia a expansão do capitalismo e por outro a URSS buscava implantar o socialismo em outros países. A Inglaterra e mais alguns países que eram aliados aosEstados Unidos criaram a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que tinha como objetivo manter alianças entre si e se proteger em casos de ataque e a URSS assinou com seus países aliados o Pacto de Varsóvia.
No filme, vemos também a utilização de cores vibrantes e um estilo antissocial de alguns personagens (cabelos coloridos em tons de roxo, rosa, laranja) que marca um movimento denominadoContracultura, este estava focado nas transformações da consciência, dos valores e do comportamento.
O filme conta a história do jovem inglês Alexander DeLarge, que era líder de uma gang de desordeiros que praticavam a ultraviolência e se autodenominavam de “druguis”. Alex usa de um idioma próprio e juntamente com seus druguis veste – se de maneira pouco casual, com roupas brancas e máscarasonde vagam pela cidade em busca de vítimas. O jovem arruaceiro Alex é frio e cruel com suas vítimas e com seus companheiros, essa atitude egoísta provoca uma inversão no filme, quando os druguis resolvem vingar – se de seu líder. Assim, Alex é vítima de uma emboscada preparada pelos seus druguis e é capturado pela polícia, onde é acusado de assassinato e condenado a quatorze anos de prisão em umregime rígido. Para sair rapidamente da prisão, o jovem inglês candidata – se a ser cobaia do tratamento Ludovico que consistia em expor o paciente a assistir imagens violentas sob efeito de drogas, causando uma sensação de quase morte. O objetivo do tratamento era regenerar o paciente e a torná – lo incapaz de praticar violência novamente.
O conflito central do filme ocorre exatamente quando Alexretorna ao convívio social, pois se vê sozinho e rejeitado pelas pessoas a quais ela anteriormente praticou a ultraviolência. O jovem é torturado, humilhado e abandonado por uma sociedade que não se encontrava preparada para acolher um ex - prisioneiro, para infelicidade de Alex que não suportou a situação e tentou suicídio.
Mas, sua tentativa foi em vão, pois mesmo com ferimentos graves o...
tracking img