Gravides na adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2345 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este trabalho foi feito no âmbito da disciplina de Psicologia, nas aulas com o tema de educação sexual, e pretende abordar um tema bastante actual – Gravidez na Adolescência.
Neste trabalho vamos retratar os factores de risco e as causas comuns da gravidez na adolescência, bem como as atitudes que os adolescentes podem tomar.
Abordamos também o tema do planeamento familiar e osmétodos contraceptivos que os jovens devem usar para evitar uma gravidez não desejada ou s sexualmente transmissíveis.
As consequências da gravidez na adolescência também são retratadas neste trabalho.

Conceito de Adolescência:
Segundo a Organização Mundial de Saúde a Adolescência é um período da vida do indivíduo difícil de definir, no qual a pessoa ainda não é reconhecida pela sociedadecomo adulto mas também já não é considerado uma criança, apesar de considerar a adolescência como o período de dez (período onde a mulher tem a sua primeira menstruação geralmente) a vinte anos na vida de um indivíduo, cada país especifica a idade em que seus cidadãos passam a ser considerados adultos (a chamada maioridade legal) ainda podendo ser influenciados localmente por fatores culturais.
Oamadurecimento sexual do adolescente para além de acontecer rapidamente, ocorre ao mesmo tempo que o amadurecimento emocional e intelectual. Desta forma, começa então o processamento na formação de valores de independência, que por sua vez criam pensamentos e atitudes contraditórios, especialmente quanto a parceiros e profissões.
Gravidez na adolescência, como o próprio nome define, consiste nagravidez de uma adolescente. Uma Gravidez na Adolescência provoca alterações na transformação que já vem ocorrendo de forma natural, ou seja, implica um duplo esforço de adaptação interna fisiológica e uma dupla movimentação de duas realidades que convergem num único momento: estar grávida e ser adolescente.
Actualmente, verifica-se um aumento do número de mães adolescentes, que dão à luz numaaltura em que estão a desenvolver algumas capacidades emocionais e cognitivas. Para além, disso estão numa fase de desfrutar novas experiências, dentro da liberdade que existe neste período, próprio para viver diversas circunstâncias e posteriormente entrar na fase adulta.
A Gravidez na Adolescência não é apenas um episódio, mas sim um processo de busca.
Adolescentes grávidas, com certeza, sempreexistiram, no entanto, nem sempre lhes foi dada a importância necessária. Actualmente, esta situação é de tal modo frequente e preocupante, que é encarada como um problema de extrema importância.
A Gravidez na Adolescência é uma realidade cada vez mais presente. A adolescente e o seu filho são particularmente vulneráveis aos riscos inerentes à gravidez e maternidade, devido à especificidade dasalterações que ocorrem nesta fase etária.
É importante apoiar as mães adolescentes, pois sabe-se que estas ultrapassam dificuldades que são um factor de risco no desenvolvimento biológico, psicológico, físico e cognitivo dos seus filhos.
As características próprias da adolescência tornam-na sempre num período de grande vulnerabilidade e crítico que necessita e merece todo o apoio por parte dosprofissionais de saúde e família.
É primordial uma boa educação sexual, não nos podemos esquecer que a actividade sexual na adolescência vem-se iniciando cada vez mais precocemente, com consequências indesejáveis como o aumento da frequência de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) nessa faixa etária, e gravidez que, por sua vez, pode terminar em aborto com todas as consequências a ele inerentes.Fatores indicadores de risco de gravidez na adolescência
* Fatores Relacionais;
* Fatores Familiares
* Fatores Individuais
As causas mais comuns para que ocorra gravidez na adolescência são:
* Aliviar a sensação de depressão ou isolamento,
* Vontade de provar que é mulher e verificar se o corpo funciona,
* Satisfazer o desejo oculto dos pais,
* Alternativa para...
tracking img