Ekesiolofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação à Distância








ATPS - Ética e Relações Humanas no Trabalho




ALINE FERNANDA BUENO BRAGA - RA: 4346820980
BENEDITO ACÁCIO VALENTIM - RA: 4340823524
ELIANE R. VIEIRA DE LIMA - RA: 4311780975
LUÍS FELIPE DIMARZIO FREITAS - RA: 3815652533
VALDIR SANT ANA - RA: 3870691211

PROFESSOR DANTE FREITAS
TUTOR PRESENCIAL: EDWARDEVENCIO DA SILVA
TUTOR À DISTÂNCIA: JOSIANE FERNANDA SARTORE



CAMPINAS, 14 DE JUNHO DE 2012
INTRODUÇÃO
Neste trabalho procuramos montar de forma clara e de rápido entendimento o mais completo mapa conceitual possível, sobre a conduta ética aplicada no mundo dos negócios.
Baseamo-nos na pesquisa do cenário atual do mercado de trabalho, bem como em nossa própria experiência para podermosexemplificar determinadas situações.
Buscamos também diferenciar os conceitos de ética, lei e moral, para esclarecermos as diferenças e semelhanças entre os três.
Pesquisamos sobre conceitos como Marketing Social, Responsabilidade Social, e também sobre certificações que as organizações recebem ao adotar uma postura ética, e os benefícios trazidos pela implementação desse sistema, bem como oserros e consequências ao não se implementar.


CENÁRIO ATUAL DO MERCADO DE TRABALHO
Diferentemente de outras épocas, vivemos hoje em um mundo onde as mudanças ocorrem de forma muito mais rápida, seja na vida pessoal ou nas organizações onde trabalhamos.
No passado, era comum vermos trabalhadores com mais de 30 anos de empresa, numa única função, com uma liberdade de ação muito grande. Essesfuncionários assumiam a liderança naturalmente, que era apenas baseada no tempo de casa. Também era comum termos um cenário “familiar” dentro das empresas, onde pais, tios e filhos trabalhavam juntos, em funções parecidas.
Atualmente, o cenário é outro. É cobrado de qualquer trabalhador flexibilidade maior em termos de realização de serviços e operações. Também é cobrado um conhecimento muito maisamplo do que se tinha antigamente. Como exemplo, em uma Ferramentaria (empresa que consiste em usinagem de peças e materiais): João era o encarregado do torno convencional, Manoel era o responsável pela fresadora, e Rafael era o que trabalhava na retífica. Isso num cenário mais antigo. No cenário atual, Carlos, um funcionário com a metade da idade deles, seria o responsável pelo torno convencionale retífica, enquanto Manoel continuaria na fresadora.
Como administrar uma mudança desse porte? Essa é a grande questão hoje nas empresas e é parte do desafio desta ATPS. A questão ética envolvida nas decisões gerenciais pode levar uma empresa a várias situações, variando da melhor possível ao completo fracasso. Uma decisão ética será aquela que oferecer o melhor ambiente possível, tanto aostrabalhadores quanto à sociedade.
Voltando ao exemplo da Ferramentaria, foi um acerto a contratação de Carlos: jovem, eficiente e com uma boa formação na área. Por outro lado, nada mais correu bem. A demissão de João e Rafael causou um impacto muito grande para Manoel (o funcionário que continuou), tanto pela amizade quanto pelo modo como ocorreu. Os donos da Ferramentaria fizeram de tudo paraatrapalhar a vida deles lá dentro: estragaram ferramentas, sujaram seus equipamentos, faziam questão de humilhá-los a todo o momento. Foi então que João e Rafael abriram mão de seus direitos para serem demitidos. Além do que faltava apenas seis meses para se aposentarem por tempo de serviço. Isso causou um mal-estar geral na empresa, afetando principalmente Manoel, que dividia o setor com eles. Pormais que Carlos se esforçasse, não era bem visto na empresa. E os outros funcionários, além de Manoel, ficaram desmotivados, e não tardou para que problemas passassem a tomar forma de serviços atrasados, com má qualidade e o fechamento daquela pequena empresa de usinagem. Tudo isso porque não houve uma atitude ética.
É parte do dever de todo Tecnólogo em Logística pensar eticamente nas ações...
tracking img