Fordismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-Henry Ford nascido em Springwells em 30 de Julho de 1863, foi um grande empreendedor e inventor estadounidense e fundador da Ford Motor Company e portadorde outras 161 patentes de invenções.
Antes da Ford Motor Company, Ford fundou em 1899 a Detroit Automobily Company, porém sua produção não satisfez e aempresa dissolve-se. Após isso, com muitas experiências e muitos ensaios, produziu um carro viável. Organizou então a Companhia Ford, que produzia carros cujospreços eram acessíveis ao grande publico. A partir dai foram estabelecidos o ‘’sistema de vendas Ford’’ o ‘’serviço Ford’’ e o ‘’fordismo’’.
‘’Fordismo’’ éum sistema de produção, cuja principal característica é a fabricação em massa, isto é, a produção em grande quantidade a baixo custo, por meio da utilizaçãodo artificio conhecido como ‘’linha de montagem’’, o qual fabricava um carro a cada 98 minutos.
Henry Ford foi um pioneiro também do ‘’Capitalismo dobem-estar social’’, a fim de reduzir a rotatividade de funcionários que por ano contratavam-se 300 homens para ocupar apenas 100 vagas e também para melhorar aqualidade do serviço na empresa. Em 5 de Janeiro de 1912 Ford revolucionou lançando o programa ‘’5 dolares por dia’’ mais do que dobrando o salario anterior de2,34 dolares/dia e também reduzindo a carga horária de 9h para 8h e 5 dias na semana. Outra inovação para a época foi a divisão de uma parte do controleacionário com os seus funcionários.
Com base nos parágrafos anteriores, será comparado o Fordismo do inicio do século XX com o Toyotismo por volta dos anos 80.
tracking img