Granuloma inguinal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Granuloma Inguinal, também chamada Donovanose ou Granuloma Venério, é a DST causada pela bactéria Dovania Granulomatis ou ainda Calymmatobacterium granulomatis. Ao contrário das outras DST’s, adonovanose é uma doença bastante rara actualmente e que se encontra em pessoas de raça negra. O Granuloma Inguinal causa a destruição da pele e do tecido subcutâneo.

A Donovanose é uma DST detransmissão por via sexual e não é muito contagioso. Pode ser contraída não só pelo coito vaginal, mas também pelo anal e pela relação oral, instalando o germe na boca e faringe. Os homens são os maisafectados por esta doença e que devem ter a sua idade compreendida entre os 20 e os 40 anos.

Cerca de um mês após a incubação da bactéria, surge no local uma pequena elevação da pele ou mucosa nãodolorosa que vai se transformar numa ulceração avermelhada, e que geralmente também não dói. A lesão pode ser mais que uma e quando próximas podem unir-se formando úlceras maiores.

A evolução daslesões é muito lenta, mas mesmo assim é comum ver-se pessoas que só procuram auxílio médico após anos de evolução da doença, isso por causa da pouca informação e do baixo nível socioeconómico dos doentes.A Donovanose não adequadamente tratada pode gerar infecções secundárias como o aumento do pénis, por exemplo, ou em casos mais graves e com maior evolução da infecção, poderá se tornar num cancro. São registados ocasionalmente 100 casos por ano no Sudeste dos Estados Unidos.

O diagnóstico é feito pela história e aspectos clínicos da lesão. Antibioticoterapia empírica é um tratamentomédico terapêutico que tem por base o uso de antibióticos baseados na sintomatologia do paciente e que neste caso, será o melhor tratamento. Para que o paciente fique totalmente curado do granuloma inguinalé necessário um tratamento longo e que dura, na maioria dos casos, 3 semanas. Entre os antibióticos usados, incluem-se:

 tetraciclina ou doxiciclina

 sulfisoxazol
 cloranfenicol ...
tracking img