Grandezas fisicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Grandezas Físicas
Grandeza é tudo aquilo que envolve medidas. Medir significa comparar quantitativamente uma grandeza física com uma unidade através de uma escala pré-definida. Nas medições, as grandezas sempre devem vir acompanhadas de unidades. Exemplos de grandezas: comprimento, massa, temperatura, velocidade, aceleração.
Medir uma grandeza física é compará-la com outra grandeza de mesmaespécie, que é a unidade de medida. Verifica-se, então, quantas vezes a unidade está contida na grandeza que está sendo medida.
Em resumo, Grandeza Física é tudo aquilo que pode ser medido e associado um valor numérico e a uma unidade. Exemplos:
· Massa;
· Tempo;
· Volume;
· Temperatura;
· Aceleração;
· Pressão;
· Força;
· Peso;
·Comprimento.
Uma grandeza descreve qualitativamente um Em física, uma grandeza ou quantidade é o conceito que descreve qualitativa e quantitativamente as relações entre as propriedades observadas no estudo da natureza (no seu sentido mais amplo).
Conceito porque para cada noção diferente pode haver (pelo menos em princípio) uma grandeza diferente e vice-versa.
Uma grandeza descreve quantitativamente umconceito porque o exprime em forma de um binário de número e unidade.


Massas
Massa é um conceito[->0] usado em ciências naturais[->1] para explicar vários dos fenômenos[->2] observados na natureza[->3], e no uso cotidiano é comum a associação entre os resultados destes fenômenos e o conceito de massa. Em particular, a massa é frequentemente associada ao peso[->4] dos objetos. Esta associaçãonão se mostra na maioria das vezes, entretanto, correta, ou quando correta, não se mostra completamente elucidativa. Em acordo com o paradigma[->5] científico moderno, o peso de um objeto resulta da interação gravitacional entre sua massa e um campo[->6] gravitacional[->7]: ao passo que a massa é parte integrante da explicação para o peso, ela sozinha não constitui a explicação completa. Ostrajes espaciais[->8] dos astronautas[->9], quando usados aqui na Terra[->10], parecem consideravelmente mais pesados do que quando usados na superfície da Lua[->11], contudo suas massas permanecem exatamente as mesmas.




Tempo

A noção em senso comum[->12] de tempo é inerente ao ser humano[->13], visto que todos somos, em princípio, capazes de reconhecer e ordenar a ocorrênciadoseventos[->14] percebidos pelos nossos sentidos[->15]. Contudo a ciência[->16] evidenciou várias vezes que nossos sentidos e percepções são mestres em nos enganar. A percepção de tempo inferida a partir de nossos sentidos é estabelecida via processos psicossomáticos[->17], onde variadas variáveis, muitas com origem puramente psicológica, tomam parte, e assim como certamente todas as pessoas presenciaram emalgum momento uma ilusão de ótica[->18], da mesma forma de que em algum momento houve a sensação[->19] de que, em certos dias[->20], determinados eventos transcorreram de forma muito rápida, e de que em outros os mesmos eventos transcorreram de forma bem lenta, mesmo que o relógio[->21] - aparelho especificamente construído para medida de tempo - diga o contrário




VOLUME

O volume de umcorpo é a quantidade de espaço ocupada por esse corpo. Volume tem unidades de tamanho cúbicas (por exemplo, cm³, m³, in³, etc.) Então, o volume de uma caixa (paralelepípedo retangular) de comprimento T, largura L, e altura A é:
V = T x L x A
Sua unidade no Sistema internacional de unidades[->22] é o metro cúbico[->23] (m³). A seguinte tabela mostra a equivalência entre volume e capacidade.Contudo, não é considerado uma unidade fundamental do SI, pois pode ser calculado através dos comprimentos. A unidade mais comum utilizada é o litro[->24].[1]
Volume|Capacidade|
metro cúbico[->25]|quilolitro[->26]|
decímetro cúbico[->27]|litro[->28]|
centímetro cúbico[->29]|mililitro[->30]|


TEMPERATURA
Temperatura é uma grandeza física[->31] que mensura a energia cinética[->32] média de...
tracking img