Porta paletes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Seg, 05 de Setembro
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
de 2011 11:35

Porta-paletes: solução simples e barata
Descubra quais são as vantagens e as novidades de ter esse tipo de estrutura de estocagem em seu armazém
Há várias alternativas para organizar eficientemente  seu armazém e aumentar a segurança do local.Uma das mais simples e baratas é, sem dúvida, a instalação de porta-paletes convencionais. Essas estruturas trazem muitos benefícios, desde o acesso mais rápido aos itens e separações mais otimizadas até maiores capacidades de estocagem.
Esse tipo de equipamento serve para três finalidades básicas:
Utilização cúbica: fornece a estrutura de apoio necessária para o empilhamento de produtos emalturas maiores do que seria possível se os paletes com produtos fossem empilhados uns sobre os outros.
Proteção do produto: elimina as forças de esmagamento verticais que ocorreriam se os produtos fossem empilhados uns sobre os outros e protege o produto do impacto dos veículos.
Organização: cada palete é estocado em um local exclusivo.
As estruturas porta-paletes convencionais são indicadas paraquase todos os tipos de armazenagem. “Toda empresa que recebe e/ou expede seus produtos em cargas paletizadas pode utilizar os porta-pale
tes, o que proporciona maior velocidade e segurança às unidades no carregamento e durante o transporte”, afirma Hétor Costa, diretor executivo da Montiaço. “Os paletes com a carga são colocados na estrutura com a utilização de empilhadeiras ou transelevadores”,completa Paulo José Ribeiro do Vale, gerente de negócios da Águia. Segundo o diretor comercial da Metalshop, Fernando Montenegro, o equipamento pode aguentar desde pequenos volumes até cargas paletizadas de 2.500 kg.
O sistema convencional possui vários tipos de acessórios. Flávio Piccinin, gerente operacional da Isma, cita alguns dos mais aplicados:
Tranversinas: pemitem que o palete sejaestocado com o apoio em outro sentido.
Plano H: pemite que sejam estocados paletes com profundidades diferentes.
Porta-skids: usado para viabilizar a estocagem de caçambas ou paletes especiais.
Quanto a soluções diferenciadas, João Tadeu Alves Coelho, gerente comercial da Brauna, comenta: “Creio que podemos mencionar os túneis para circulação de empilhadeiras e os “layouts”, que envolvem eventuaiscolunas dos armazéns ‘escondendo-as’ e propiciando uma operação com maior rentabilidade”.
Entre os acessórios há alguns que podem ser utilizados para aumentar a segurança do equipamento. Os mais comuns são os protetores. Existem inúmeros modelos que visam proteger as colunas de eventuais choques com os equipamentos de movimentação. “Protetores de colunas, “guard-rails”, esquis para apoio dospaletes, longarinas centrais, entre outros, são alguns tipos de acessórios que disponibilizamos para aumentar a segurança do palete na prateleira”, diz Heide Carlos Alexandre, gerente comercial da Savik.

Vantagens e desvantagens
A empresa que optar por ter uma estrutura porta-paletes convencional em seu centro de distribuição contará com inúmeras vantagens em seu sistema de armazenagem.Provavelmente, a principal delas é a seletividade. “Você tem acesso fácil a qualquer posição de armazenagem a qualquer momento, sem precisar movimentar as outras cargas. Além disso, como o sistema trabalha com posições fixas, fica mais fácil a utilização de sistemas informatizados para controle de todo o estoque”, diz Robson Abade, diretor técnico da Travema.
Segundo o diretor da Fermad, Silvio Barbosa,outra vantagem surge quando comparamos seu custo a outros tipos de porta-paletes (drive-in, dinâmico, racks, etc.). “De fato não existe nenhuma estrutura de estocagem com menor custo, além da possibilidade de possuir um bom valor de revenda como equipamento usado.”
Outro aspecto que conta muito na hora de escolher o porta-paletes convencional é o baixo custo com a manutenção do equipamento....
tracking img