Grandes empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ
Maraisa Aparecida dos Santos
Víctor Augusto Timóteo Cenci

MCDONALD’S: uma história de sucesso

Taubaté – SP
2012

Maraisa Aparecida dos Santos
Víctor Augusto Timóteo Cenci

MCDONALD’S: uma história de sucesso

Pesquisa apresentada para obtenção de nota na disciplina de Introdução à Administração, ministrada pela Prof.ª Isabel, pelo Curso Comércio Exterior doDepartamento ECASE da Universidade de Taubaté.

Taubaté – SP
2012

1. A História
O primeiro restaurante McDonald’s foi inaugurado pelos irmãos Richard e Maurice McDonald em 1940, na cidade de San Bernardino, no estado da Califórnia. Este primeiro restaurante tinha o atendimento drive-through onde os clientes eram atendidos em seus carros por garçons em patins. O cardápio era em suamaioria, churrasco.
Imagem do primeiro Mcdonald’s em San Bernardino, CA.
Ocorreu, em 1948, a primeira reformulação no restaurante, mudou-se o atendimento e o cardápio. No modelo de atendimento os garçons foram retirados fazendo com que ficasse como é conhecido atualmente: o cliente pede em um lado e pega seu pedido do outro. O cardápio foi reduzido a nove itens: hambúrguer, cheeseburguer, bebidasleves, leite, café, batata frita e pedaços de torta. O principal item, o hambúrguer, era vendido a quinze centavos.
Em 1954, o vendedor de multimixer, Ray Kroc, visita o restaurante para tentar vender um de seus mixers pros irmãos McDonald, porem ficou sabendo que estes queriam um vendedor a nível nacional para suas franquias. Kroc teve uma epifania e decide entrar no mundo dos hambúrgueres.
Noano seguinte, o ex-vendedor de mixers, abre seu primeiro restaurante da franquia em Des Plaines, Illinois. Só no seu primeiro dia de vendas foram arrecadados U$366.12, por sua grande lucratividade, esta unidade é conhecida até os dias atuais como “o McDonald’s número 1”. E graças a Kroc, em 1959, a rede de restaurantes já possuía 100 unidades no território americano.
Franquia considerada como oMcdonald’s número 1, localizada em Des Plaines, Illinois.

Ray Kroc.
A abertura da Universidade do Hambúrguer aconteceu em 1961, esta se localiza no subsolo da Unidade McDonalds de Illinois. Os alunos que se formavam, saiam da universidade com o diploma de bacharel em Hamburgerology degrees, que em Português seria algo como Hamburgologia. Ainda no mesmo ano, Ray Kroc comprou a parte dos irmãosMcDonalds e todos os direitos da marca por U$ 2.7 milhões.
No próximo ano, a unidade de Denver, no Colorado, foi a primeira a adotar acentos dentro do restaurante.
No ano de 1966, foi ao ar o primeiro comercial de televisão da marca; foi também a primeira aparição em nível nacional do palhaço Ronald McDonald. No comercial o palhaço aparecia em seu hambúrguer voador, desde então, é o porta-voz dofast food junto às crianças.
A rede de restaurantes fast food inicia sua história internacional em 1967, quando abre restaurantes no Canadá e em Porto Rico. Nos dias de hoje, a rede conta com unidades em 119 países.
Vinte anos mais tarde, em 1985, o “McDonald’s número 1” é restaurado a sua estrutura original e transformado em museu.

2.2 . McDonald’s no Brasil
A primeira unidade darede foi inaugurada no ano de 1979, em Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro. Brasil foi o 25º país a receber uma unidade da marca.

Primeiro Mcdonald’s do Brasil.
Em 1997 é criada a versão brasileira da Universidade do Hambúrguer, que é situada em Barueri – SP, esta é uma das sete Universidades do McDonald’s no mundo. Nela, alunos de várias partes da América Latina estudam Finanças, Negócios,Liderança e Sistemas Organizacionais, além de aprenderem a servir bem seus clientes.
Hoje, no país, são 577 restaurantes e 60 cafés com 48 mil funcionários.
Versão brasileira da Universidade do Hambúrguer.

2. Posições na Interbrand
A Interbrand é uma organização que avalia marcas quanto ao desempenho financeiro, à função da marca e à força da marca. E segundo esta organização, o...
tracking img