Grandes doutrinas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO:

Será apresentadas as grandes doutrinas econômicas - começando pela Antiguidade e Idade Média, as doutrinas mercantilistas, os fisiocratas, a escola clássica e seus economistas suas idéias e contribuições do mercantilismo até os dias de hoje.

INTRODUÇÃO:

Em períodos anteriores, a atividade econômica do homem era tratada e estudada como parte integrante da Filosofia Social, daMoral e da Ética. Nesse sentido, ela deveria orientar-se de acordo com alguns princípios gerais de ética, justiça e igualdade. Os conceitos de troca, em Aristóteles, e preço justo, em Santo Tomás de Aquino, a condenação dos juros ou da usura encontravam sua justificativa em termos morais, não existindo um estudo sistemático das relações econômicas.
Uma primeira concepção liberal é a chamada escolafisiocrata (poder da natureza) que propunha que a economia funcionasse de acordo com suas próprias leis.
Existe consenso de que a teoria econômica iniciou-se quando foi publicada a obra de Adam Smith A RIQUEZA DAS NAÇÕES EM 1776 e que vários outros postulados contribuíram com o aperfeiçoamento da Teoria.

I - Antiguidade e Idade Média

As primeiras manifestações de um pensamento econômicoaparecem em textos legais e religiosos. Alguns autores consideram que já o Velho Testamento revelava nítidas preocupações de ordem econômica, mas as primeiras tentativas doutrinárias ocorreram na Grécia. Inicialmente nos textos legislativos, como a constituição de Sólon (VI A.C.), que testemunha o conflito entre a classe comercial ascendente e a aristocracia agrária.
O pensamento grego desprezavao trabalho material produtivo e a atividade comercial. Era considerada indesejável a posse de ouro e prata. Nenhum cidadão podia possuir mais de quatro lotes de terra. Platão escreveu “O ouro e a virtude são como pesos colocados nos dois pratos de uma balança, de tal maneira que um não pode subir sem que desça o outro”.
Nas suas obras, Platão ocupou-se da organização da sociedade, da sua origem eda sociedade ideal. È o primeiro pensador que se refere largamente à divisão social do trabalho e à origem e organização real, e ideal, da cidade – estado.
Platão expõe um pensamento dirigido à repartição dos bens e à distribuição de propriedade da terra. Foi um reformador social, enquanto que Aristóteles foi um economista analítico.
Aristóteles discutiu a organização de um estado ideal ecriticou os aspectos comunitários da Republica ideal de Platão, mas os aspectos fundamentais da sua doutrina econômica são: a análise da troca, a teoria da moeda e a definição do objeto da economia como ciência. A ciência econômica dividia-se em duas partes: a economia, ou seja, a economia doméstica, a produção para consumo e troca direta; e a crematística, ou seja, a troca monetária a ciência deadquirir riqueza. A crematística dividia-se em necessária – a uma troca (compra e venda) e pura uma compra para fins comerciais (para revenda).
Aristóteles critica a crematística por ela desviar a moeda da sua função de medida comum dos valores. Acumular moeda permitia adquirir quaisquer bens em qualquer momento. Ao ganhar a categoria de “capital” a moeda abandonava a sua função “natural”. Com o mesmoargumento, condena o empréstimo sem juros.
O desenvolvimento da ciência econômica por parte dos romanos é conseqüência do sistema jurídico: sistema de contratos, afirmação da propriedade individual, garantia jurídica do direito de testar, distinção ente direito público e privado, ente o regime jurídico das pessoas e os direitos reais, a instituição da propriedade individual, perpétua e absoluta,a liberdade contratual.
Entre os Romanos, tal como entre os Gregos, o progresso econômico foi considerado culpado das dificuldades políticas e sociais que surgiam.
Nos dez séculos de Idade Média, o pensamento econômico foi, evidentemente, dominado pelo clero. Considera-se que o homem, para viver, necessita de trabalhar, mas que não se deve absorver na procura da riqueza. O lucro ilimitado é...
tracking img