Usina de belo monte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1163 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Usina de Belo Monte
A polêmica em torno da construção da usina de Belo Monte na Bacia do Rio Xingu, em sua parte paraense, já dura mais de 20 anos. Entre muitas idas e vindas, a hidrelétrica de Belo Monte, hoje considerada a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, vem sendo alvo de intensos debates na região, desde 2009, quando foi apresentado o novo Estudode Impacto Ambiental (EIA) intensificando-se a partir de fevereiro de 2010, quando o MMA concedeu a licença ambiental prévia para sua construção.
O s movimentos sociais e lideranças indígenas da região são contrários à obra porque consideram que os impactos socioambientais não estão suficientemente dimensionados. Em outubro de 2009, por exemplo, um painel de especialistas debruçou-se sobre oEIA e questionou os estudos e a viabilidade do empreendimento. Um mês antes, em setembro, diversas audiências públicas haviam sido realizadas sob uma saraivada de críticas, especialmente do Ministério Público Estadual, seguido pelos movimentos sociais, que apontava problemas em sua forma de realização.

Impacto Ambiental ou Energia?
A Usina de Belo Monte, maravilha da Engenharia Elétrica, traráenergia para 20 milhões de pessoas. Mas e o impacto ambiental ? Será que vale a pena ? Conheça mais sobre o projeto. Como sabemos a largada para a maior construção já vista no Brasil a Usina de Belo Monte, a maior hidrelétrica 100% nacional será uma obra gigantesca, um marco na Engenharia Elétrica do Brasil onde há muito tempo não se via uma obra gigantesca e tão polemica dessas.
Apesar de Itaipúser maior, Belo Monte vai ser a maior hidrelétrica do Brasil segundo dados de Engenharia Elétrica, porque Itaipú também pertence ao Paraguai (daí vem o nome Itaipú Binacional). A Usina de Belo Monte vai ser um passo muito importante para a evolução do Brasil, em especia a Região Norte, pois vai disponibilizar uma grande quantidade de Energia para a esta região.
Construida de acordo com as maismodernas técnicas de Engenharia Elétrica a capacidade de geração da Usina vai ser de 11.223 MW, energia suficiente para abastecer as casas de aproximadamente 26.000.000 de pessoas.
Com esta capacidade, além de ser a maior usina do Brasil, ela também será a terceira maior do mundo, perdendo apenas para a própria Itaipú e também para a Usina de 3 Gargantas localizada na China.
Do ponto de vistatécnico da Engenharia Elétrica, a usina de Belo Monte usará turbinas da classe Francis que tem um rendimento muito maior que turbinas da classe Kaplan ( usadas em muitas hidrelétricas mais antigas no Brasil ).
Você pode ver o exemplo de uma Turbina Francis na foto ao lado, elas são famosas no meio da Engenharia Elétrica pelo seu formato de “caracol”.

Belo Monte e o Norte do Brasil: Energia para umaRegião Pulsante
O Norte do Brasil vem apresetando ótimos índices de crescimento desde a década de 90, crescimento que com certeza demanda investimentos na área de energia e Engenharia Elétrica.
A Zona Franca de Manaus, com mais de 500 indústrias e aproximadamente 750.000 de empregos, conta com várias indústrias de alta tecnologia tais como Televisores e Computadores.
A produção das novas TVsde LCD ( tela fina ), com vendas recorde na Classe Média e também Motos são os principais destaques atuais da Zona Franca.
Além da Zona Franca de Manaus, Belém conhecida como “A Metrópole da Floresta” também tem evoluído bastante, principalmente na questão de serviços, trazendo para a região Norte vários eventos e serviços inéditos, como por exemplo a Amazônia Fashion Week.
Para se ter uma idéiado desenvolvimento atual de Belém muita gente não sabe, mas o Aeroporto Internacional de Belém é considerado atualmente o melhor do Brasil, servindo pela Infraero como modelo para a reforma de outros Aeroportos.
Manaus, cidade das indústrias e Belém cidade dos serviços, vão precisar de toda a Energia de Belo Monte para continuar sua trajetória de sucesso.

Hidrelétrica de Belo monte: A...
tracking img