Grande Jurista - Luislinda

572 palavras 3 páginas
LUISLINDA DIAS DE VALOIS SANTOS

Nasceu em Salvador no dia 20 de Janeiro de 1942 é a primeira Juíza negra do Brasil
Filha de um vaqueiro e de uma costureira e neta de escravo, Luislinda viveu uma historia de preconceitos, lutas, mais de persistência e coragem.
Antes de começar falando de seus feitos nada, melhor do que conhecer a sua vida, o que a motivou a chegar aonde chegou..
Luislinda relata que em sua infância baianinha com seus 9 anos de idade, levava pra escola seu material de desenho comprado com grande sacrifício pelo pai. Sem dinheiro para ter um compasso de metal, levava na pasta um de madeira, mais barato. Quando o professor Viu o que ela carregava, a questionou com grande ignorância..
- Foi o material que pude comprar, disse ela assustada diante a turma.
-O professor a responde ENTÃO VOCÊ NÃO DEVERIA ESTAR ESTUDANDO, E SIM COZINHANDO FEIJOADA PARA OS BRANCOS
A partir daí Luislinda sentiu o que teria que enfrentar, aquele dia representou uma cicatriz que ela levaria por toda vida, mas demonstrou seu primeiro gesto de rebeldia e uma prova clara de sua personalidade
- ELA O RESPONDEU VOU SER JUÍZA para te PRENDER
Só não prendeu o professor, diz ela que ele foi mensageiro de Deus, mas todo o resto ela cumpriu.
Superando cada fase da vida, lavava fraldas para pagar curso de datilografia aos 14 anos perdeu a mãe e teve que criar com seu pai seus 2 irmãos, mais sempre foi a PRIMEIRA DA CLASSE. Foi eleita MISS MULATA BAHIA, fez TEATRO, FILOSOFIA, e passou no vestibular de Direito.

Depois do curso de Direito. Passou logo em seguida no concurso para a PROCURADOR FEDERAL (Foi procuradora-geral do DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem) – hoje – DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e mais tarde passou em primeiro lugar num concurso para a Advocacia Geral da União (AGU).
Entre as iniciativas inovadoras, um ônibus que aproximava o Judiciário da população que vivia em bairros afastados, instalação de

Relacionados