Gramsci E Lukacx Advers Rios Do Marxismo Na 1 Internacioanl

6782 palavras 28 páginas
Gramsci e Lukács, adversários do marxismo da
Segunda
Internacional*
GUIDO OLDRINI**

Circula há algumas décadas, principalmente, após a crise que sobreveio ao Movimento de 68, toda uma série de equívocos, de lugares-comuns, de simplificações inadmissíveis sobre a essência e o alcance do chamado
“marxismo ocidental”. Na maioria das vezes, ele é definido negativamente, em oposição à doutrina marxista clássica, de um lado, e ao burocratismo e dogmatismo do marxismo soviético, de outro. O já envelhecido libelo do pamphlet de Perry Anderson, Considerations on western marxism (1976), muito rígido contra as supostas fraquezas do marxismo elaborado no Ocidente
(filosofismo abstrato, cisão entre teoria e práxis, separação das massas, pessimismo de fundo), parece tão indiscriminado e improdutivo quanto as análises dirigidas à sua celebração. Em particular por causa (e culpa) da demagogia intelectual de muitos expoentes do movimento de 68, foi-se criando em todo lugar o mito de uma falsa polaridade entre extremos na concepção do marxismo: ou um subjetivismo prático-político exasperado, “colocando uma renovada ênfase no elemento ativo, acentuando o componente voluntário na transformação histórica, no problema do agente do fazer revolucionário”; ou então, no lado oposto, a “recorrente tendência do marxismo em petrificarse dentro de um sistema esquemático de categorias fixas, eternamente válidas, invocando conceitos mais do que os redescobrindo em cada nova conjuntura”.
De um lado, a saber, o puro e simples voluntarismo e, de outro, o objetivismo ossificado, enrijecido, dogmático do stalinismo.
* Texto apresentado no Congresso Internacional de Szeged (Hungria) sobre Gramsci e Lukács, em fevereiro de 1991. Tradução de Carlo Alberto Fernando Nicola Dastoli.
** Professor de filosofia política da Universidade de Bolonha e editor da revista Marxismo
Oggi (Itália).
CRÍTICA MARXISTA • 67

Há numerosos e significativos exemplos, tanto no Oriente quanto no
Ocidente, dessa postura

Relacionados