graficos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1971 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

1. Introdução _____________________________________ 2

2. Gráficos _______________________________________ 3

3. Cuidados em sua criação __________________________4
3.1 Escala e frequência ___________________________ 4
3.2 Títulos______________________________________ 4
3.3 Linha do gráfico ______________________________ 5
3.4 Leitura e Interpretação de um gráfico______________5

4. Tipos de Gráficos ________________________________6
4.1 Gráfico de Colunas___________________________ 6
4.2 Gráfico de Linhas _____________________________7
4.3 Gráfico de Setores ____________________________8
4.4 Gráfico de Radar__________________________9
4.5 Gráfico de Superfície____________________________9

5. Conclusão _____________________________________ 10

6. Webgrafia_____________________________________ 11


1. Introdução
A elaboração deste material de estudo tem como finalidade mostrar e ajudar na compreensão dos diversos tipos de gráficos existentes. Revelar-se, para sabermos quais são os 5 tipos de gráficos que temos. E ajudar no sentido da confecção, como devem ser feitos e os cuidados que devemos tomar.
Os gráficos são uma importante ferramenta decomunicação que facilitam a analise e a interpretação de um conjunto de dados que estão presentes em vários meio de comunicação (jornais, revistas, internet) e ligados a vários tipos de assuntos do dia a dia.
Um exemplo de uso cotidiano são algumas provas que realizamos e uma constante que são as instituições financeiras (Bovespa, BM&F, Bolsa de Nova York.) que usam os gráficos para apresentara queda ou a valorização das moedas, investidores os lucros, os prejuízos, as melhores aplicações, os índices de mercado, variação do Dólar e do Euro e inflação. Desta maneira, além de tornar uma representação mais objetiva tona uma leitura mais agradável.

















2. Gráficos

Gráfico é uma representação de dados, na forma de figuras geométricas - diagramas,desenhos, ou imagens - que permite ao leitor uma interpretação rápida e objetiva sobre esses dados.
Portanto, uma representação gráfica resume o que já se sabe sobre os dados e, também, revela o que não é evidente, transmitindo ideias e fenômenos que dificilmente seriam visíveis de outra forma, facilitando a análise e a interpretação de um conjunto de dados. Os gráficos são fundamentais para demonstraralguns dados de maneira simples através dos meios de comunicação e aos mais variados assuntos do nosso cotidiano. Sua importância está ligada à facilidade e rapidez com que podemos interpretar as informações. Os dados coletados e distribuídos em planilhas podem ser organizados em gráficos e apresentados de uma forma
O recurso gráfico possibilita aos meios de comunicação a elaboração de inúmerasilustrações, tornando a leitura mais agradável.
Gráficos devem apresentar os dados de forma atrativa, sendo autoexplicativos e de fácil compreensão e dispensando outras consultas. Assim, a clareza e a simplicidade são requisitos básicos em sua criação.

3. Cuidados em sua criação
O tamanho evidentemente deve ser adequado com a publicação. Toda a representação gráfica deve apresentar umtítulo, eixo com títulos escala e origem dos dados de forma clara, dispensando qualquer esclarecimento adicional. É importante lembrar que a exatidão dos gráficos matemáticos depende da precisão da escala e da rigorosa determinação dos pontos. Antes de iniciar a construção de um gráfico, deve-se estabelecer a escala de frequências a ser usada, levando em consideração os valores extremos da distribuição.3.1 Escala e frequência
As frequências devem ser colocadas no eixo vertical e as outras variáveis no eixo horizontal ou abcissa conforme o sistema de coordenadas Cartesiano, ou seja:
– Só incluir as coordenadas indispensáveis para guiar a vista na leitura;
– A escala deve ser adequada de modo a não desfigurar os dados;
– A escola que representa as frequências deve ser iniciada por...