Graduanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (890 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Acadêmica: Meiry Raquel de Queiroz
Ano: 2013
Referências bibliográficas:

FROMKIN, Vitoria e RODMAN, Robert. “Da Boca dos Bébés: Aquisição da Língua Pela Criança. In: FROMKIN, V; RODMAN, R;HYAMS, N. Am Introduction to Language. Boston Cengale, 2010.

GOLDFELD, Marcia. Fundamentos em Fonoaudiologia: Linguagem. 2ª ed. Guanabra Koogan. Rio de Janeiro, 2003.


A aquisição da linguagem é umprocesso complexo desenvolvido pelo ser humano. Assim, muitos teóricos vêm apresentando teorias que buscam explicar os mecanismos cerebrais, genéticos e sociais que estão envolvidos nesse processo queé adquirido competentemente nos primeiros anos de vida das crianças. O texto “Da Boca dos Bébés: Aquisição da Língua Pela Criança”, de Vitoria Fromkin e Robert Rodman, e o texto “Teorias de Aquisiçãoda Linguagem”, de Eulalia Fernandes, foram elaborados para exporem algumas das principais teorias que pretendem explicar esse fenômeno.
Segundo o texto de Fronkin e Rodman o processo de aquisição dalíngua, ainda não foi explicado totalmente e as pesquisas já desenvolvidas apenas nos mostram alguns dos aspectos neurológicos e biológicos relevantes para iniciarmos a compreensão da capacidade queo ser humano possui para adquirir uma língua.
Para tentar explicar tal processo os autores apresentam algumas das ações constatadas a partir de observações realizadas com crianças quando estão emprocesso de aquisição da língua materna.
1. “As crianças não aprendem uma língua armazenando todas as palavras e todas as frases numa espécie de dicionário mental gigantesco. A lista de palavras éfinita, mas não há dicionário que possa conter um número infinito de frases existentes.
2. As crianças aprendem a formar frases que a maior parte das vezes nunca tinham produzido antes.
3. As criançasaprendem a compreender frases ouvidas pela primeira vez; não o fazem comparando a “frase ouvida” com nenhuma armazenada.
4. As crianças necessitam de aprender “regras” que lhes permitam usar a...
tracking img