Graduado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE TIRADENTES
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

DISCIPLINA: HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I

PROFESSOR: Dr. JOSÉ VIEIRA DA CRUZ

ERA DOS EXTREMOS O BREVE SÉCULO XX 1914-1991

RESENHA

ALUNO: JORGE LAERTE PINTO DOS SANTOS

ARACAJU, 2012

I.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914 –

1991; tradução Marcos Santarrita; revisão técnica MariaCélia Paoli – São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

II.

CREDENCIAIS DA AUTORIA

Eric J. Hobsbawm nasceu em 1917 em Alexandria, no Egito, estudou em Viena, Berlim, Londres e Cambridge. Fellow da Britshi Academy e da American Academy of Arts and Sciences, professor visitante em diversas universidades da Europa e da América, lecionou até aposentar-se no Birkbeck College, da Universidade deLondres e posteriormente na New School for Social Reseach, em Nova York. Escreveu, entre outros, A era dos impérios, A era do capital, A era das revoluções, Da revolução industrial inglesa ao imperialismo, Os bandidos, ecos de Marselha, Sobre história, O novo século, tempos interessantes e Globalização, democracia e terrorismo.

III.

APRESENTAÇÃO DA OBRA

Um livro com 77 anos. Não depublicação, mas de conteúdo. O Breve século XX - 1914 – 1991 - é explorado dentro das páginas dessa obra que discute, ou melhor, explica o desenrolar dos acontecimentos que levaram a formação do mundo contemporâneo. A obra está dividida em três partes que abordam cada fase desse período de 77 anos que vai da Primeira Guerra Mundial até o fim da URSS. Antes de tudo é um relato da experiência de vide deHobsbawm que, além, das observações pessoais fez uso de fontes bibliográficas e instituições que forneceram as estatísticas apresentadas no texto. Enraizado em uma corrente Marxista, Eric Hobsbawm, faz um relato desse importante período histórico dando ênfase às modificações sofridas pelo mundo ocidental e oriental em consequência do fortalecimento do movimento socialista.

IV.

DIGESTO

A obrade Hobsbawm é dividiida em três partes. E não é por acaso. Seguindo uma sequência de fatos e acontecimentos o autor conduz o leitor através do que ele chama de “ Breve século XX”. Seu objetivo não é contar a história desse período, mas auxiliar o leitor a compreender o por que das coisas terem acontecido como aconteceram e como elas se relacionam em uma sequência e consequências de atos e mudançasque transformaram o mundo. O livro gira em torno da luta, e até da união, entre o capitalismo e socialismo e mostra como essas duas correntes moldaram o mundo e os homens do próximo século.

Começamos com a ERA DA CATÁSTROFE, um período que compreende as duas Grandes Guerras, o avanço do socialismo e suas revoluções, a crise econômica, a queda do liberalismo, a ameaça nazista, a transformaçãodas artes e a queda dos impérios. “O velho século não começou bem” (1995, p. 26).

O ano é 1914. Os personagens são a Inglaterra e a Alemanha. O combate bélico entre as duas potências tragou todo o continente europeu e parte do mundo para um conflito que deixaria sequelas que seriam carregadas através de todo século XX. Antes não houve guerras mundiais, porém em 1914 isso mudaria, pois o conflitofoi sentido tanto do outro lado do Atlântico, como no oriente. A Primeira Guerra mundial inaugurou uma nova fase dos combates bélicos, a era do massacre. A honra das batalhas de séculos anteriores foi posta de lado. Agora não havia limite para vencer a guerra que andava de braços dados como a política dos Estados brutalizou o mundo. A tecnologia entrou em cena e mudou o estilo de guerrear etáticas desumanas – gás venenoso, ataques a civis – foram adotadas. O resultado dessa guerra foi a ruína de vencedores e vencidos, com exceção dos EUA, que impulsionou a revolução nos derrotados e o colapso financeiro, econômico e humano dos vencidos. Há cinco importantes consequências que devem ser observadas. Primeiro, a bancarrota dos regimes na Europa e o

surgimento da onda vermelha...
tracking img