Graduado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NUTRIÇÃO ESPORTIVA

Os alimentos podem ser divididos em três grupos segundo o seu índice glicêmico, que é relativo à velocidade da chegada da glicose na corrente sangüínea: alimentos de alto, moderado e baixo índice glicêmico.
Isso quer dizer que ao nos alimentarmos com um alimento de alto índice glicêmico, a glicose resultante deste alimento estará na corrente sangüínea mais rapidamente doque ao ingerirmos alimentos com índice glicêmico moderado ou baixo.
No que isso pode interferir na alimentação do atleta? Interfere e muito, principalmente durante e após os treinos e competições. Por exemplo, se durante uma competição nos alimentarmos com substâncias que tenham um índice glicêmico muito baixo, até este alimento nos fornecer energia para o exercício já teremos terminado acompetição.

Os alimentos que possuem Alto Índice Glicêmico são:
Arroz, pão, flocos de milho, feculentos (batatas, cará, etc.), farinhas, biscoitos sem recheio, banana, uva passa, açúcar, mel, maltodextrina (fécula de mandioca).
Estes alimentos colocam glicose na corrente sangüínea em cerca de 20 minutos.

Moderado Índice Glicêmico:
Granola, musli, aveia, tangerina (cítricas que contenham a partebranca, pectina), laranja, uvas, macarrão (por causa dos ovos).
Estes alimentos tem um tempo de glicemia de 20 a 50 minutos.

Baixo Índice Glicêmico:
Leguminosas, leite e derivados, frutose (esta apesar de ser um monossacarídeo, precisa passar pelo fígado e ser convertida em glicose)
Estes alimentos demoram quase duas horas para serem convertidos em glicose.

Portanto, antes de uma prova oideal é nos alimentarmos com alimentos de índice glicêmico moderado, cerca de 1 hora antes da prova.
Durante a prova ou treinamento, o ideal são alimentos com índice glicêmico alto, principalmente maltodextrina, banana passa, complexos de carboidratos, como por exemplo CARBO UP ou CARBO PLEX.
Logo após o treino é importante que o atleta se alimente com alimentos de alto índice glicêmico, pois é omomento ideal para a reposição do glicogênio que foi utilizado durante o treino. Até duas horas após o exercício é o momento de maior absorção pelo organismo destes nutrientes, pelo fato de o organismo liberar uma enzima denominada glicogênio sintetase, que aumenta a absorção de glicogênio e o pico de sua atuação é de até duas horas após o exercício. Portanto, coma estes alimentos até duas horasapós o treino.

Exercícios de mais de 1 hora e meia acabam com todo o estoque de glicogênio muscular e demoram até 36 horas para serem repostos. Por este motivo, se não for iniciado o processo de reposição logo após o treino, o organismo terá dificuldades para se recuperar para o esforço do dia seguinte, podendo depois de alguns dias de treinamento, ocorrer fadiga muito forte e persistente.
Nasprimeiras duas horas após o exercício, a taxa de reposição dos estoques de glicogênio é de 8% por hora. Nas próximas 22 horas esta taxa cai para apenas 4% por hora.
Procure não utilizar frutose logo após o exercício, pois isso retarda a ressíntese de glicogênio.

INTEGRAIS OU REFINADOS?
Outra dica importante é preferir alimentos integrais aos refinados, pois os refinados não possuem muitosminerais que são importantíssimos à nossa saúde, como cromo, vanádio e molibdênio, que atuem na produção de insulina.

Atletas não podem descuidar-se jamais no consumo de carboidratos, pois estes são a principal fonte de energia para o organismo, principalmente durante exercícios intensos. Portanto, massas, arroz, pão, e tudo o mais que tiver carboidratos é bem vindo.

VITAMINAS
As vitaminasdesempenham vários papéis importantíssimos no organismo e por este motivo não podem faltar na alimentação de nenhum atleta. Muitas vezes é difícil mantermos uma alimentação que contenha todas as vitaminas necessárias e por este motivo precisamos repô-las através de comprimidos.

As vitaminas do complexo B são fundamentais no processo de formação de energia para os músculos e podem ser encontradas...
tracking img