Graduacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 1

Segundo Kotler e Keller (2006) o Marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais, ou seja, pode-se dizer que ele “supre necessidades lucrativamente”. A American Marketing Association defini Marketing como o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço, a promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocasque satisfaçam metas individuais e organizacionais.
Três exemplos que Kotler e Keller (2006) citam de aplicação de marketing em áreas diferentes da produção de bens seriam em carros, televisores e maquinas. Um detalhe importante ressaltar também é que não são só as empresas que colocam bens no mercado, graças a internet, até mesmo indivíduos podem comercializar produtos eficazmente.Questão 2

Mercado: Antigamente um ‘mercado’ era um local físico onde compradores e vendedores se reuniam para comprar e vender seus produtos. Hoje os economistas descrevem um mercado como um conjunto de compradores e vendedores que efetuam transições relativas a determinado produto ou classe do produto (mercado imobiliário ou de grãos pro exemplo). Esse tipo de mercado abunda nas economias modernas.Os profissionais de marketing usam o termo mercado para abranger vários agrupamentos de clientes. Eles vêem os vendedores como o setor e os compradores como o mercado.

Consumidor: Depois da revolução digital os consumidores e empresas passaram a ter uma série de novas capacidades que não tinham antes. Hoje para os consumidores tem muitas opções na qual não tinham antes, como aumentosubstancial no poder de compra, onde só precisam dar um clique para comparar os preços e atributos de produtos concorrentes que a resposta vem em segundos pela internet. Diferente de antigamente onde tinham que ir pessoalmente às lojas, estacionar, esperar na fila, conversar com os vendedores. Outra diferenciação que os consumidores têm hoje também é a maior variedade de bens e serviços disponíveis, hoje épossível comprar quase tudo pela internet, os clientes podem encomendar produtos de qualquer parte do mundo, o que permite grandes economias. Hoje também, os consumidores possuem grande quantidade de informação sobre praticamente tudo, pois as informações estão simples de ser acessadas, seja de um jornal, a internet. Os clientes de hoje também possuem maior facilidade de interação para fazer ereceber pedidos, dentro da própria casa, à qualquer horário pela internet ou telefone. E por último, a capacidade de comparar impressões quanto a produtos e serviços através de salas de bate papo.

Funções atuais de Marketing nas empresas: Sam Hill e Glenn Rifkin nos mostram alguns pontos de como deve ser a função hoje do marketing nas empresas. Primeiramente as funções de Marketing devem estarnas mãos do CEO. O departamento de Marketing deve começar pequeno e horizontal e manter-se assim, não podendo permitir que surjam camadas administrativas entre os CEOs e o mercado. Hoje o marketing tem que estar pessoalmente com quem mais importa: o cliente, tendo uma interação direta com eles. Outro ponto que os autores citam é usar a pesquisa de mercado com cautela, usando técnicas baseadas numamaior proximidade com as pessoas. As empresas precisam contratar missionários apaixonados, e não profissionais de marketing. Quem trabalha com o Marketing nas empresas hoje precisam amar e respeitar os clientes como indivíduos, e não como números de uma planilha. Eles precisam criar uma comunidade de consumidores, precisam também repensar o mix de Marketing. Além disso, precisa sempre estarrenovando, usando idéias de Marketing diferentes. E finalmente, porém muito importante, é preciso ser fiel a marca.

Questão 3
Kotler cita que:
Orientação para Marketing: é aquela que em vez da filosofia de “fazer-e-vender”, voltada para o produto, passamos para uma filosofia de “sentir-e-responder”, centrada no cliente. Em vez de “caçar” o Marketing começa a “plantar”. O que se precisa não é...
tracking img