Gquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 62 (15316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


1. OBJETIVO DO PROJETO



Este trabalho tem como objetivo apresentar a empresa onde foi realizada a pesquisa, relacionando as atividades desenvolvidas juntamente com a teoria e técnicas que trabalhamos em sala de aula.

O Grupo Gequímica é responsável por 60% das vendas de parafina da Petrobrás e atualmente é líder em seu segmento. Os outros 40% de parafinaproduzida pela Petrobras são distribuídos entre outras empresas, algumas de menor porte e outras que detém exclusividade nas vendas em sua região.

Primeiramente executamos uma pesquisa e monitoramos os diversos mercados em que a Gequímica atua, e procuramos direcionar trabalhos e ações visando melhorar o desempenho das vendas, buscando assim atingir as metas estabelecidas para manutenção e bomdesempenho da organização. Trabalhamos também no desenvolvimento de produtos voltados a satisfazer as necessidades dos clientes e a melhoria contínua dos produtos.

Com a pesquisa feita, constatamos que a organização, se acomodou pelo fato de ser líder no mercado. Mas sabemos que para a Gequimica continuar se mantendo líder no seu segmento precisa utilizar estratégias para atingir o mercado de varejoque é responsável por quase 40% das vendas de parafina BR.

Sabemos que manter a competitividade de uma empresa sempre em alta é um dos grandes desafios enfrentados por todas as empresas.

A Gequímica precisa aprimorar seus recursos e proporcionar o desenvolvimento da competitividade, pois a vantagem competitiva geralmente está intimamente ligada a estruturação da cadeia de valores daempresa.

Selecionamos para nosso trabalho um mercado especifico, o mercado de parafina em tabletes Gewax 120/5 e Gewax 145.



1.2 O SURGIMENTO DA QUÍMICA NO MUNDO



O histórico da química está ligado ao desenvolvimento do homem, pois abrange todas as formas de matérias e teorias existentes.

A história da química é influenciada intimamente, devido nacionalidade outendência seguida pelos químicos, ressalta em maior ou menor medida os sucessos obtidos, por uma determinada nação ou determinado campo.

A química, ou melhor, dizendo (ciência química), surge no século XVII com os estudos populares de alquimia pelos cientistas da época.

Considera-se que na obra do cientista britânico “Robert Boyle: The Septical Chymist (1661)” [1] se recolhem pela primeiravez os princípios básicos da química.

A aplicação da química, tal qual conhecemos hoje passa a ser explorada com as descobertas referente ao oxigênio, a lei de conservação de massa e teoria de refutação do “flogisto” [2], bem como a teoria da combustão por “Antoine Lavoisier” [3].



1.3 OS PRIMEIROS AVANÇOS DA QUÍMICA



Para alguns antropólogos o domínio da químicacoincide com o princípio do homem moderno, a era do domínio do fogo. Existem indícios de civilizações que há mais de 500.000 anos conseguiram esse sucesso, que até hoje continua sendo uma das tecnologias mais importantes para a sociedade.

Existe uma relação intensa entre os primeiros laboratórios químicos e as cozinhas, até o ponto em que cozinheiros chineses descobriram a pólvora negra.1.4 A QUÍMICA COMO CIÊNCIA



Aristóteles[4] tinha em sua mente que as substancias eram formadas pelos quatro elementos: terra, fogo, vento e água.

Paralelamente falava-se de outra teoria, o atomismo, que dizia que as matérias eram formadas por átomos indivisíveis considerados unidade mínima de matéria.

A apresentação desta teoria pelo filosofo “Demócrito de Abdera” [5] não foimuito convincente na cultura ocidental, devido o peso das obras de Aristóteles. Entretanto tinha seguidores e sendo assim a idéia da teoria ficou até a “Idade Moderna”. [6]

Entre os séculos III a.C. e XVI d.C. a química era dominada pela alquimia. A procura da pedra filosofal era o objetivo de investigação mais conhecido da alquimia, método hipotético capaz de transformar metais em ouro....
tracking img