Governo Vargas E Dutra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (740 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia e Sociedade durante os governos Vargas e Dutra

Durante o Governo Vargas, a economia brasileira modernizou e diversificou. Na agricultura, o Gover­no teve sucesso na aplicação da políticade valorização do café, com a queima dos excessivos e fixação de taxas de exportação. Em outros setores da agricultura, o incentivo governamental propiciou o aumento da produção e a di­versificaçãodos cultivos.
A indústria teve um impulso considerável, especial­mente a partir de 1940. De um lado, o início da Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945) dificultava as importações, incentivando mais umavez o processo de substituição dos produtos importados por nacionais. Por outro, o in­tenso apoio governamental estimulava a implantação de novas fábricas, a ampliação das já existentes e a monta­gemda indústria de base, como a Companhia Siderúrgica Nacional.
Visando a obtenção de matéria-prima para a indústria pesada, Vargas criou a Companhia Vale do Rio Doce. Sur­giram, assim, grandesempresas estatais que garantiriam o suprimento de produtos indispensáveis ao desenvolvi­mento das demais indústrias.
Preocupado ainda com o fornecimento de energia que movimentasse o parque industrialbrasileiro, o Governo criou o Conselho Nacional do Petróleo. O órgão deveria controlar a exploração e o fornecimento desse produto e seus derivados.
Também, durante a segunda guerra mundial, Vargasresolveu ficar em uma posição neutra, o que garantiu ao Brasil vantagens comerciais.


Economia no governo de Dutra
O governo Dutra teve altas taxas de crescimento econômico. Dutra promoveu umaliberalização da economia, permitindo a entrada produtos norte americanos para o mercado brasileiro. Através da livre concorrência, os economistas do governo acreditavam que ocorreria uma redução geral nospreços praticados.
O grande nível de importações provocou uma enorme evasão de recursos acumulados na segunda guerra mundial, obrigando o governo a rever a sua política econômica liberal. Em 1947, foi...