cbfbf

955 palavras 4 páginas
Republica Populista (1946 – 1964)
Populismo foi um período entre 1945-1964, ele é marcado pela participação popular durante o período da redemocratização pós-Vargas. Em termos gerais o populismo apresenta 3 pontos centrais: uma política de massas – os proletários urbanos; a associação das massas com os dirigentes – procuravam legitimar suas posições políticas; a presença de um líder – que lideraria as massas.
A ascensão do populismo no Brasil: a democratização depois do Estado Novo – As eleições de 1945 foram vencidas por Eurico Gaspar Dutra. Dutra obteve 55% dos votos, porque contou com o apoio de Vargas, que se elegeu senador da Republica.
*Em 1946, o Brasil ganhou sua 5 Constituição, com características democráticas, representada por partidos políticos (PSD, UND, PTB, PSB E PCB).
*Estabeleceu-se a independência dos 3 poderes – judiciário, executivo. Legislativo, e o voto secreto, para maiores de 18 anos, e incluvise as mulheres. Também ficava garantido o direito de greve, e o mandado dos presidentes foi fixado em 5 anos, sem direito à reeleição.
O Governo de Dutra (1946-1951) – Era considerado democrático. Sob a nova Constituição e com o funcionamento dos poderes, e a realização de eleições..., alguns setores sofreram intervenções do governo. No ano de Dutra foi elaborado o plano SALTE (Saúde, Alimentação, Transporte, Energia), uma tentativa de planejamento econômico no país, que pretendia recuperar a economia, só que fracassou pelas dificuldades econômicas do governo,
*Dutra também criou a ESG (Escola Superior de Guerra), para ensinar táticas, treinadas peã CIA.
*O Brasil entra em uma crise econômica e fica sem $ para a economia e teve inflação, e para controlar isso o gov. de Dutra faz um congelamento salarial e entra em greves.
A volta de Vargas – Vargas percorreu o país para fortalecer os trabalhistas nas eleições legislativas de 1947. Vargas (PTB) anunciava uma plataforma com 2 pontos básicos: a defesa do nacionalismo – a criação da CSN (

Relacionados