Governo de lula versus governo dilma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E TECNOLOGIA
Curso de Pós-graduação em Gestão Pública Municipal
Disciplina: Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro
Professor (a): Chiara Natércia França Araújo/ Romilson Marques Cabral
Tutor: José Estácio de Lucena

“Governo Lula versusgoverno Dilma - visão atual e principais medidas políticas adotadas pela nova presidente”

Equipe: Marya Luysa de Moura Muniz
Maria José Jerônimo Pereira de Paula
Nadja Maria Gomes de Andrade
Rúbia Carla de oliveira Silva

Carpina, 23 de Julho de 2011

ResumoDemonstrando responsabilidade fiscal perante os investidores internacionais e garantindo a atração de capitais, os últimos presidentes se viam obrigados a seguir uma nova posição referente às receitas e despesas públicas,onde a política fiscal ganhou um novo perfil nos últimos tempos,buscando o aumento da arrecadação e contingenciando gastos para daí então atingir as metas de superávit primárioprometido ao mercado.O trabalho faz um relato da política econômica nos últimos anos até o momento abrangendo o governo Lula e da atual presidente Dilma.
Fundamentando-se nos principais indicadores da economia nacional, este trabalho tem a realização de uma análise comparativa do governo Lula com o governo atual.O referencial teórico baseia-se na teoria Keyneciana e nas finanças públicas.Trata-se de um trabalho bibliográfico discutido e qualitativo alicerçado nas projeções inseridas nos relatos das principais instituições brasileiras, principalmente nas variáveis econômicas mais significantes, como o crescimento da economia mundial, do comportamento do nível de emprego e da inflação.
Os estudos feitos evidenciam que as perspectivas para o governo Dilma são positivasprincipalmente no tocante às mudanças na reorganização das ações do governo,na maior intervenção,no intercâmbio,maior independência do Banco Central,na ampliação da consulta sobre as perspectivas de inflação e a maior harmonização das políticas macroeconômicas e maior alinhamento entre o Banco central e o Ministério da Fazenda.
Palavras-chave:
Fragilidade da política econômica, perspectiva decrescimento-Brasil


Introdução

Nos dias atuais as decisões tomadas por um país tende a afetar a economia de muitos outros,devido a velocidade e a volatilidade com que os capitais se movem no mercado financeiro internacional.Como os países emergentes passaram a ser boas oportunidadesde ganhos para os investidores e para o capital especulativo,eles passaram a se adequarem às regras impostas.
O Brasil nessa condição, visando mostrar-se como uma opção de investimentos ao demonstrar responsabilidade fiscal, adotou uma política fiscal cada vez mais restritiva no decorrer da administração do presidente Lula, com continuidade na gestão, Dilma, elevando assim, a cargatributária.
Na democracia o governo deve trabalhar em prol de todos ,porém,o que se vê é uma política econômica destinada ao atendimento das demandas de determinados setores do mercado financeiros ,e isto pode causar prejuízos a outras áreas de governo,sejam áreas sociais ou até mesmo aquela voltada as investimento.
Embora as gestões sejam diferentes é inevitável a comparação de governosanteriores, pois temos indicadores e divulgadores sociais que não nos deixam leigos da estrutura administrativa vigente.
Vejamos as peculiaridades de ambos os governos de forma a não deteriorar imagens, mas exibir as diferenças enquanto ao governo de Lula e Dilma.



Referencial Teórico

Conseguiram-se as informações de...
tracking img