Resenha do filme os companheiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1054 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme Os Companheiros conta a história dos operários de uma indústria italiana que lutam por menos horas de trabalho, a historias também gira em torno das ações do professor Sinigaglia, que no final do século XIX chega num povoado próximo de Turim e se torna uma importante figura para o movimento ajudando na criação de “ um sindicato” para os empregados de uma fábrica local. A regiãoitaliana no final do século XIX vivia tanto o auge do período clássico do trabalho industrial, quando a exploração do trabalho operário que não encontrava nenhum limite. O excesso de horas trabalhadas provocava acidentes frequentes, como aquele que ocorreu às vésperas da chegada de Sinigaglia. Um operário prendeu seus braços numa das máquinas e acabou inválido e desempregado. O acidente motiva umaorganização do operariado local, que pretendia reivindicar melhores condições de trabalho a redução de pelo menos uma hora da jornada diária nas fábricas. Só que faltava experiência para organizar a resistência dos trabalhadores e em suas primeiras tentativas não obtiveram sucesso. É a presença do professor que vai mudar toda situação. Diante da desorganização da comunidade local, ele assumiu a tarefade orientação e esclarecimento nas assembléias, tornando-se a liderança intelectual do movimento. A partir disso, ele estimula o início de uma greve contra a exploração do trabalho local o seu objetivo é propagar e colocar em prática essa verdade que ele carrega consigo, mesmo que para isso seja necessário enfrentar grandes problemas. É isto que ele busca entre os operários das proximidades deTurim: ele orienta como fazer um fundo de greve; como negociar com os industriais; como fazer piquetes para evitar a contratação e o trabalho do exército de reserva; tenta manter o ânimo elevado e insistir na possibilidade de vitória além de expor a todos os operários a necessidade da luta e da revolução.
As ações de Sinigaglia começam a criar uma situação crescentemente caótica e os conflitos sócrescem. Porém professor acredita que está no caminho da justiça e nada consegue demovê-lo desta convicção. Diante da crescente desconfiança, Sinigaglia faz um discurso diante da assembleia operária e convoca uma manifestação para ocupar a fábrica. Só que o protesto tem um desfecho trágico e ninguém mais acredita que ele é capaz de mudar coisa alguma, ele é tido com um culpado pelo do desastree tanto ele como suas ideias precisam ser deixadas de lado o que acaba inibindo o desejo de luta da comunidade.
Dentro do filme precisamos entender que trabalho é o fundamento ontológico-social do ser social; é ele que permite o desenvolvimento de mediações que instituem a diferencialidade do ser social em face de outros seres da natureza. O trabalho é uma atividade teleológica, que tem opapel ativo da consciência no processo de autoconstrução humana. Por meio da teleologia se desenvolve a capacidade de valoração de um objeto que supõe sua existência material concreta. Por isso, o valor não é uma decorrência apenas da subjetividade humana; ele é produto da práxis é por isso que num dado momento do filme os trabalhadores por meio da sua capacidade de valoração frente ao que écolocado para ele conseguem ter consciência e a partir dela tentar construir mecanismos de superação para a situação que estão vivendo. Assim se coloca o caráter objetivo dos valores, eles sempre correspondem a necessidades e possibilidades sócio-históricas dos homens em sua práxis, que também supõe formas de interação cultural entre os homens. Nesse sentido, a vida social se constitui a partir devárias formas de práxis, cuja base ontológica primária é dada pela práxis produtiva objetivada pelo trabalho. Na sociedade capitalista, o trabalho se realiza de modo a negar suas potencialidades emancipatórias, um pequeno exemplo não de uma emancipação ao modo de produção capitalista mas apenas a uma pequena garantia de direito que iria “ferir de certa” forma o objetivo do capital no filme(extração...
tracking img