Governo antigo romano e grego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1630 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Governo Antigo

Antigo Regime: poder concentrado nas mãos do rei (retrato do rei Luis XIV da França)
- O que foi
Refere-se à época da história européia compreendida entre o Renascimento e as grandes revoluções liberais, que correspondem à Idade Moderna.
Socialmente, caracteriza-se por uma estrutura hierarquizada (primeiro, segundo e terceiro estados). Politicamente, corresponde às monarquiasabsolutas. Economicamente, ao desenvolvimento do capitalismo comercial.

Na historiografia da Revolução Francesa (em francês Ancien Régime) é o nome dado ao regime político vigente na França até aquele momento histórico: uma monarquia absolutista, na qual o soberano concentrava em suas mãos os modernos poderes executivo, legislativo e judiciário.

Durante o Antigo Regime a sociedade francesaencontrava-se dividida em três ordens, estamentos ou estados: o clero (Primeiro Estado), a nobreza (Segundo Estado) e o Terceiro Estado, que representava a burguesia e os camponeses.
Cada estado tinha direito a um voto nas decisões das assembléias (Estados Gerais). Essa divisão era considerada injusta, pois a nobreza e o clero, que nesse sistema tinham direito a um voto cada, compunham na verdadeum só grupo, já que o Estado era vinculado à Igreja Católica na época.
A principais características do Antigo Regime foram:
- Absolutismo: forma de governo totalmente concentrada na figura do rei. Este exercia seu poder sem utilizar os métodos democráticos, impondo sua própria vontade na elaboração e aplicação das leis. Grande parte dos recursos arrecadados com impostos era utilizado paramanter os gastos e o luxo da corte.
- Mercantilismo: o estado tinha como objetivos a obtenção de metais precisos (para fabricação de moedas), manutenção da balança comercial favorável, protecionismo alfandegário, acúmulo de riquezas nas mãos dos reis e ênfase no comércio marítimo.
A Revolução Francesa (1789), foi o fato histórico que deu início ao fim do Antigo Regime na Europa, pois tirou do poder amonarquia absolutista.
GOVERNO ROMANO
Numa época em que o mundo era governado por ditadores absolutos, Roma criou o Senado para representar o povo e os senadores eram submetidos à aprovação popular. Para avaliar a aprovação popular, cada cidadão depositava uma ostra (casca de) mostrando que era contra algum Senador. Caso o volume de ostras fosse significativo, o Senador poderia ser destituído,assumindo outro em seu lugar. Daí a expressão "ostracismo". Portanto, foi em Roma que surgiu a democracia (demos = povo, cracia = governo) que evoluíu para o sistema atual. A proposito, Portugal surgiu de um forte avançado de Roma, na encruzilhada da Europa e nós, os brasileiros, somos remanescentes do Império Romano.
Otávio tornou-se o primeiro Imperador, governando de 27 a.C. a 14 d.C. Suasprimeiras medidas tinham por finalidade reestruturar a administração do novo Estado Imperial: restringiu as funções do Senado; criou uma nova ordem administrativa (as prefeituras); melhorou as formas de cobranças de impostos; instituiu a guarda pretoriana com a função de garantir a proteção do imperador.

Na economia, Otávio incentivou a produção e protegeu as rotas comerciais. Empreendeu aconstrução de várias obras públicas, o que gerou muitos empregos aos plebeus.
Para ganhar popularidade, Otávio adotou a política do “pão e circo”.
A paz, a prosperidade e as realizações artísticas marcaram o governo de Otávio Augusto. O século I, em que transcorreu seu governo, ficou conhecido como “a pax romana”.

- Crise e Decadência do Império

O império Romano, no século III, foi afetadopela crise geral do escravismo, iniciada nos reinados dos últimos Antoninos. A prosperidade romana estava alicerçada na agropecuária e, nessa época, ocorreu uma decadência na produção de técnicas agrícolas, sobretudo na Itália. Somou-se a isso a interrupção da expansão romana no Ocidente, que levou à falta de mão-de-obra escrava, barateando,assim, o trabalho livre e assalariado. Os proprietários...
tracking img