Gota d'agua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]








Angelita Souza
Graziele Franceschina
Luciano Beal







Estratégias Empresariais



ASSOCIAÇÃO GOTA D’ÁGUA – CENTRO DE APOIO AO AUTISTA










Bento Gonçalves
2012











Angelita Souza
Graziele Franceschina
Luciano BealEstratégias Empresariais








ASSOCIAÇÃO GOTA D’ÁGUA – CENTRO DE APOIO AO AUTISTA


[pic]





Bento Gonçalves
2012

HISTÓRICO

A criação da Associação Gota D’ água teve origem no ano de 2000, com base nos projetos já desenvolvidos em outros países, mas apenas em 2002 ela foi devidamente registrada em cartório, estando hoje localizada na Rua: Olinto de Freitas,s/n, bairro: Planalto.
É uma ONG, sem fins lucrativos, criada por um grupo de pais e amigos de crianças, jovens e adultos autistas de Bento Gonçalves -- RS. Sua diretoria hoje é composta pelas seguintes pessoas:

Presidente: Carine Lima Borges
Vice Presidente: Leandro Cesar Bianchi
1ª Secretária: Lourdes Maria Zan
2ª Secretária: Marisa Gatto
1º Tesoureira: Elisabeth Giordani
2º Tesoureiro:Arildo Nodal


Em 2002, a Associação conseguiu comodato com a prefeitura da cidade para utilizar uma escola desativada como sede, porém, o prédio necessitava de reformas para atender e dar segurança aos alunos. Além disso, faltavam os móveis e os profissionais para atuarem na entidade, pois a Secretaria de Educação do município não tinha verba para contratá-los. Por estes motivos, o localacabou não sendo usado.
No ano de 2005, a Associação já contava com 15 pessoas autistas, ainda sem atendimentos, já que na cidade não existia nenhum local que aceitasse pessoas com esta síndrome. Depois de uma incessante procura para ter uma sede própria, em setembro, a Associação começou a ocupar o prédio de uma escola. Ainda faltavam os profissionais, transporte, materiais didáticos e asdivisórias. A entidade passou a receber verba da Prefeitura e do Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), porém era insuficiente para manter sua estrutura, tendo alunos na lista de espera. As mães auxiliavam se revezando nas tarefas da cozinha e limpeza.




Em 2008, nossa clientela finalmente conquistou acesso à educação com a criação da Escola Municipal EspecialCaminhos do Aprender, mas ficou sob-responsabilidade da Associação Gota d’água o trabalho assistencial para suprir as necessidades específicas que a escola não pudesse atender. Assim, com o trabalho integrado Associação e escola, são oferecidos atendimentos clínicos, terapêuticos, pedagógicos e de orientação, os quais se fazem necessários devido a sua síndrome e uso de medicamentos controlados.
Noano de 2010 recebemos da FIEMA em parceria com a PROAMB e Construtora Polleto a Doação de uma Casa Sustentável construída atrás do Ginásio Municipal de Esportes de Bento Gonçalves, onde hoje é a sede da nossa instituição.
A entidade se mantém com o auxílio e doações de amigos da comunidade, eventos organizados, participações em programas beneficentes, e através dos projetos apresentados emeditais de ordem pública e privada, entre outros. Durante os atendimentos são desenvolvidas atividades pedagógicas e clínicas trabalhando atividades de vida diárias, estimulação física e motora, com o objetivo de estimular o desenvolvimento dos autistas nas áreas mais comprometidas pela sua síndrome que são: as áreas da comunicação, interação social, imaginação e comportamento.
A associação tem afinalidade de oferecer os atendimentos específicos, de acordo com suas necessidade e limitações de cada usuário, permitindo-lhes um desenvolvimento satisfatório e condições favoráveis para sua adaptação e integração na sociedade, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida.
O autismo é uma síndrome que ao se manifestar compromete as áreas da comunicação, imaginação e de interação social,...
tracking img