Google

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2046 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GOOGLE
Historia - O Google começou em janeiro de 1996 como um projeto de pesquisa de Larry Page e Sergey Brin, quando ambos eram estudantes de doutorado na Universidade Stanford, na Califórnia, Estados Unidos. Enquanto os motores de busca convencionais exibiam resultados classificados pela contagem de quantas vezes os termos de busca apareciam na primeira página, os dois teorizaram sobre umsistema melhor que analisava as relações entre os sites. Eles chamaram esta nova tecnologia PageRank, onde a relevância de um site era determinada pelo número de páginas, bem como pela importância dessas páginas, que ligavam de volta para o site original.
Um pequeno motor de busca chamado "RankDex" da IDD Information Services, projetado por Robin Li, desde 1996, já explorava uma estratégiasemelhante para pontuação e classificação de páginas. 
Page e Brin originalmente apelidaram de sua nova ferramenta de busca de "BackRub", porque o sistema checava backlinks para estimar a importância de um site.
Eventualmente, eles mudaram o nome para o Google, proveniente de um erro ortográfico da palavra "googol", o número um seguido por cem zeros, que foi criado para indicar a quantidade deinformação que o motor de busca podia processar. Originalmente, o Google funcionou sob o site da Universidade Stanford, com o domínio google.stanford.edu, com os direitos de autor mencionados à universidade no final de sua página à epoca.
O nome de domínio "Google" foi registrado em 15 de setembro de 1997 e a empresa foi constituída em 4 de setembro de 1998. No início, sua sede ficava na garagem de umaamiga (Susan Wojcicki) em Menlo Park, Califórnia. Craig Silverstein, um colega de doutorado estudante em Stanford, foi contratado como o primeiro funcionário.
O primeiro financiamento para o Google foi uma contribuição de US$ 100.000 em agosto 1998 de Andy Bechtolsheim, co-fundador da Sun Microsystems, dada antes do Google ter sido incorporado. No início de 1999, quando ainda eram estudantes degraduação, Brin e Page decidiram que o motor de busca que eles tinham desenvolvido tomava muito do seu tempo a partir de pesquisas acadêmicas.
A oferta pública inicial (IPO) do Google ocorreu cinco anos depois, em 19 de agosto de 2004. A empresa ofereceu 19 605 052 partes a um preço de 85 dólares por ação. As ações foram vendidas em um leilão online usando um sistema construído pela MorganStanley e Credit Suisse. A venda de 1,67 bilhões dólares deu ao Google uma capitalização de mercado de mais de US$ 23 bilhões. A grande maioria das 271 milhões ações permaneceram sob o controle do Google e muitos funcionários do Google se tornaram milionários de imediato. Yahoo!, um concorrente do Google, também se beneficiou, pois possuía 8,4 milhões de ações do Google antes da IPO.
 Em um esforço paramanter a cultura única da empresa, o Google designou um Escritório Chefe de Cultura, que também trabalha como diretor de Recursos Humanos. O objetivo desse escritório é desenvolver e manter a cultura da companhia e trabalhar em maneiras de manter fiel aos valores em que a empresa foi fundada: uma organização plana, com um ambiente de colaboração.
O desempenho das ações após a IPO foi bom, comquotas a bater os 700 dólares pela primeira vez em 31 de outubro de 2007, principalmente por causa das fortes vendas e dos lucros no mercado de publicidade online. O aumento no preço das ações foi impulsionado principalmente por investidores individuais, ao contrário de grandes investidores institucionais e fundos mútuos. A empresa está listada na bolsa de valores NASDAQ sob o símbolo GOOG e soba Bolsa de Valores de Frankfurt com o símbolo GGQ1.
O diferencial do Google esta na forma inovadora de pensar. Das mais de 150 idéias que os 9 mil funcionários do Google tiveram nos últimos três anos, algumas são geniais. É o caso do Orkut, o site de relacionamentos que faz um tremendo sucesso no Brasil. Outras idéias inovadoras, o Google soube comprar dos próprios inventores. É o caso do Google...
tracking img