Futurismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GIACOMO BALLA
Em sua obra o pintor italiano tentou endeusar os novos avanços científicos e técnicos por meio de representações totalmente desnaturalizadas, embora sem chegar a uma totalabstração.Mesmo assim, mostrou grande preocupação com o dinamismo das formas, com a situação da luz e a integração do espectro cromático. A formação acadêmica de Balla restringiu-se a um curso noturno de desenho,de dois meses de duração, na Academia Albertina de Turim, sua cidade natal.
CARLO CARRA (1881-1966)
Junto com Giorgio De Chirico, ele se separaria finalmente do futurismo para se dedicar àquilo queeles próprios dariam o nome de Pintura Metafísica. Enquanto ganhava seu sustento como pintor-decorador freqüentava as aulas de pintura na Academia Brera, em Milão. Em 1900 fez sua primeira viagem aParis, contratado para a decoração da Exposição Mundial.
UMBERTO BOCCIONI (1882-1916)
Sua obra se manteve sob a influência do cubismo, mas incorporando os conceitos de dinamismo e simultaneidade:formas e espaços que se movem ao mesmo tempo e em direções contrárias. Nascido em Reggio di Calábria, Boccioni mudou-se ainda muito jovem para Roma, onde estudou em diferentes academias.
CARACTERÍSTICASDO FUTURISMO
Dinamicidade
Aspectos mecânicos
Velocidade abstrata
Uso de elementos geométricos
Esquemas sucessivos de representação do objeto pictórico, como exposição fotográfica múltipla.Movimentos animados pela fragmentação das figuras representadas, conforme o modernismo. ( no final da fase fica próximo ao cubismo )
FUTURISMO
Movimento artístico e literário iniciado oficialmente em1909 com a publicação do Manifesto Futurista, do poeta italiano Filippo Marinetti (1876-1944), no jornal francês Le Figaro. O texto rejeita o moralismo e o passado, exalta a violência e propõe um novotipo de beleza, baseado na velocidade.
O apego do futurismo ao novo é tão grande que chega a defender a destruição de museus e de cidades antigas. Agressivo e extravagante, encara a guerra como...
tracking img