Golpe varguista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE BILAC
Ciência Política


Bruna Marcele dos Santos Silva
Camila Roberta Ladeira Xavier
Luiz Paulino do Nascimento
Marcelo de Souza Cabral
Pamela Viviane de Oliveira Silva
Roberta Salles R. Cavalcante





Golpe Varguista












Trabalho apresentado comorequisito de aprendizagem
para a disciplina Ciência Política do curso de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Bilac.

Orientador: Profº Msc. Luiz Laerte Soares.







SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP2012



Introdução




Getúlio Dorneles Vargas foi uma das figuras políticas mais importantes da História do Brasil. Sua história e liderança política como presidente foram segmentadas partindo da Revolução de 1930, Governo Provisório, Fase Constitucional e Estado Novo( 1937-1945), este último sendo a fase de ditadura do Brasil.
Foi um governo marcado pelonacionalismo e populismo, porém contida em uma burocracia complexa e poder centralizador, com o poder do Estado em todos os setores da economia.
Criou o Departamento de Imprensa e Propaganda para censurar e controlar manifestações contra o seu governo e perseguiu opositores.
Criou a Justiça do Trabalho em 1939, implantou vários direitos trabalhistas entre eles o salário mínimo, Consolidação dasLeis do Trabalho, semana de trabalho de 48 horas, Carteira profissional e férias remuneradas.
Vargas fez grandes investimentos nas áreas de infra-estrutura: criação da Companhia Siderúrgica Nacional, Companhia Vale do Rio Doce e Hidrelétrica do Vale do São Francisco .
Em 1938, criou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Após um golpe militar, Vargas deixou o governo em 1945.DESENVOLVIMENTO

Getúlio Dornelles Vargas nasceu em São Borja interior do Estado do Rio Grande do Sul, no dia 19 de abril de 1882. Porém alterou sua data de nascimento para o ano de 1983 por motivo desconhecido. Este caso apenas foi descoberto no ano centenário do seunascimento. Foi um grande político brasileiro, chefe civil da Revolução de 1930 que pôs fim à chamada República Velha, e foi por quatro vezes presidente da República do Brasil. Recebeu o nome político de "pai dos pobres”, filho do General Manuel Nascimento Vargas e Cândida Francisca Dorneles Vargas, casou-se em São Borja no dia 4 de Março de 1910, com Darcy Lima Sarmanho com quem teve cinco filhos.Tornou-se advogado em 1907 pela Faculdade de Direito de Porto Alegre e com isso, começou sua carreira política em 1909, como deputado estadual, sendo reeleito em 1913. Renunciou pouco tempo depois, em protesto às atitudes tomadas pelo presidente do Estado (cargo hoje intitulado governador) do Rio Grande do Sul, Borges de Medeiros durante a eleição. Retornou à Assembléia Legislativa estadual em1917, sendo reeleito em 1921.
Na revolução de 1923, foi chamado para concorrer a uma vaga de deputado federal pelo Partido Republicano Riograndense (PRR). Foi eleito, tornando-se líder da bancada gaúcha, ou seja, líder dos deputados do Rio Grande do Sul na Câmara dos Deputados, no Rio de Janeiro. Assumiu o ministério da Fazenda (1926-1927) durante o governo de Washington Luís. Deixou o cargo deministro para candidatar-se e vencer as eleições para presidente do Rio Grande do Sul no ano de 1928 a 1933. Sua eleição colocava fim aos trinta anos de governo de Borges de Medeiros, sendo que Getúlio assumiu o governo do Rio Grande do Sul em 25 de janeiro de 1928. Getúlio manteve bom relacionamento com o presidente Washington Luís, obtendo verbas federais para o Rio Grande do Sul. Criou o Banco do...
tracking img