Glossario rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1

1. ABSENTEÍSMO O termo absenteísmo é usado para designar as ausências dos trabalhadores no processo de trabalho, seja por falta ou atraso, devido a algum motivo interveniente. O absenteísmo ou ausentismo é a frequência ou duração de tempo de trabalho perdido quando os empregados não vão ao trabalho. O absenteísmo constitui a soma dos períodos em que os funcionários se encontram ausentes dotrabalho, seja ela por falta ou algum motivo de atraso.

2. BENCHMARKING É um processo de melhoria contínua utilizado para comparar resultados, produtos ou práticas entre uma ou mais organizações que podem competir ou não no mesmo mercado. Em certos casos pode ser realizado dentro da própria organização entre diferentes setores. É atribuído a Xerox Corporation a criação do termo Benchmarking nadécada de 80. Uma definição por David Kearns, CEO da XEROX entre 1982 e 1990: "Benchmarking é o processo contínuo de comparação dos nossos produtos, serviços e práticas com as companhias reconhecidas como líderes". Os Benchmarkings podem ser dos seguintes tipos:

2.1 Benchmarking Interno O benchmarking interno é aquele que acontece dentro de uma mesma organização.

2.2 Benchmarking ExternoO benchmarking externo ocorre entre diferentes organizações, por exemplo, pode ser das operações de fábricas de um determinado arranjo produtivo local (APL).

2.3 Benchmarking Não Competitivo

Entre empresas que não são concorrentes em um determinado mercado.

2

2.4 Benchmarking Competitivo

Benchmarking competitivo ocorre entre empresas do mesmo mercado.

2.5 Benchmarking deDesempenho

Avalia principalmente os resultados das organizações.

2.6 Benchmarking de Práticas

Avalia os processos, procedimentos, cultura organizacional, está focado em avaliar o modo de se organizar e trabalhar.

3. BSC- BALANCED SCORECARD Segundo Kaplan e Norton, Balanced Scorecard é uma técnica que visa a integração e balanceamento de todos os principais indicadores de desempenhoexistentes em uma empresa, desde os financeiros/administrativos até os relativos aos processos internos, estabelecendo objetivos da qualidade (indicadores) para funções e níveis relevantes dentro da organização, ou seja, desdobramento dos indicadores corporativos em setores, com metas claramente definidas. Assim, esse modelo traduz a missão e a estratégia de uma empresa em objetivos e medidastangíveis.

4. BUDGET O budget é normalmente o plano base para início da atividade produtiva. Através desse plano estratégico, são traçados os objetivos de venda e produção e se consegue fazer uma previsão das condições financeiras durante o período determinado, bem como um planejamento do futuro.

3

5. CEO – CHIEF EXECUTIVE OFFICER CEO é a sigla de Chief executive officer, que significa Diretorexecutivo, em português. CEO é a pessoa com maior autoridade em uma organização, é o responsável pelas estratégias, pelo rumo que a empresa vai tomar, e a pessoa que ocupa esse lugar é sempre muito qualificada.Não são todas as empresas que possuem uma pessoa no cargo de CEO, todas possuem um Diretor, porém CEO é geralmente mais utilizado em multinacionais, onde é necessário uma pessoa que agrupe asinformações de toda a empresa, e possa estar a frente da organização como um todo. Em empresas mais fechadas, o CEO pode ser também o Presidente do Conselho de Administração, que geralmente é onde o profissional atua.

6. CORE BUSINESS Core business significa núcleo do negócio, é um termo da língua inglesa. Core business significa a parte principal de um determinado negócio, é o ponto forte deuma empresa que deve ser trabalhado estrategicamente. Existem diversas definições para core business, mas a principal é que significa a parte central, principal de uma empresa, ou de uma área de negócios especificamente. O principal objetivo do core business é fazer com que a organização explore sua maior vantagem competitiva, que baseie-se em fatores importantes como seus clientes, produtos,...
tracking img