Glomerulonefrite difusa aguda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1080 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
3. CASO CLÍNICO
3.1. Estudo da patologia

3.1.1. Conceito

Segundo Varella [s. d], os rins são duas glândulas marrom-avermelhadas, com o formato aproximado de um grão de feijão, que fazem parte do sistema urinário. Dentro dele, as artérias renais se ramificam em numerosas arteríolas  cada vez menores que acabam formando um emaranhado decapilares, os glomérulos.
De acordo com Grabowski e Tortora (2006), as unidades funcionais do rim são os néfrons, que totalizam aproximadamente um milhão em cada rim. “São constituídos por uma estrutura chamada cápsula de Bowman, onde existem vários capilares sanguíneos.” (MARTINS, 2007)
Essas estruturas microscópicas são responsáveis por filtrarem o sangue e eliminam todas as substâncias indesejáveispor meio da urina. (CAMPOS, 2007).
A glomérulonefrite é um tipo de doença renal que prejudica a capacidade dos rins em remover o excesso de resíduos e líquidos (FRANCO, [s. d]), podendo ser originada de diversas maneiras, sendo pós infecciosa por estreptococo beta hemolítico, se suceder a impetigo e as infecções virais agudas, ocorre também no caso dos antígenos externos ao organismo começarem umprocesso de defesa, resultando na deposição desses complexos nos glomérulos. (BRUNNER; SUDDARTH, 2008).
Santos (2009) complementa afirmando que “ a glomérulonefrite é uma doença inflamatória eletiva dos glomérulos, que podem ser aguda e crônica”.  “Na fase aguda, os dados clínicos e laboratoriais são visíveis. Na fase crônica, podem manifestar-se fracamente, mas em alguns casos, já pode haver sinaisda insuficiência renal” (CAMPOS, 2007).
De acordo com pesquisas apontadas por Franco [s. d]:
Existem diferentes tipos de glomérulonefrite. Embora as apresentações variem, essas inflamações se assemelham porque os glomérulos respondem ao ataque imunológico de modo similar. Com a impossibilidade de executar uma boa filtração, proteínas e até mesmo sangue podem escapar pela urina, desequilibrando onível de sais minerais e outros componentes no organismo.

2.1.2. Epidemiologia

A glomérulonefrite aguda é mais comum em crianças com mais de dois anos de idade, porém, podendo acontecer em todas as idades. (BRUNNER; SUDDARTH, 2008). Xavier, et.al(2007) relata que é rara antes dos 2 anos de idade, ocorre no período pré-escolar e escolar, com pico ao redor dos 7 anos, onde há predominância nosexo masculino.Bussato (2001) certifica que nas crianças, as nefrites agudas curam em 90-95% dos casos, nos adultos, as nefrites curam somente em 50% dos casos e o restante delas cronifica.
“Em mais de 90% dos casos, a GNDA regride com o tempo sem medicação específica e evolui para a cura” (ALVES et.al, 2010).

2.1.3. Fisiopatologia

“Normalmente, a inflamação se origina de um fenômeno imunológico.Quando uma substância estranha, antígeno, entra na circulação e é levada aos setores de defesa do corpo, o organismo produz um anticorpo para se defender desse antígeno” (CAMPOS, 2007), então“ a reunião do antígeno com o anticorpo forma um complexo solúvel antígeno-anticorpo que, circulando pelo organismo, pode se depositar nos tecidos, criando as lesões inflamatórias” (BUSSATO,2011).
De acordo comBrasil (2003):
Substâncias tóxicas como veneno e toxina liberadas pelo Streptococo beta hemolítico do grupo A, atuam como antígenos, levando ao processo inflamatório do rim, portanto ocasionando uma glomérulonefrite aguda.Assim uma pessoa pode apresentar glomerulonefrite após faringites e amigdalites quando não tratadas adequadamente, em decorrência da circulação de toxinas na correntesanguínea.

3.1.4. Sinais e sintomas

Varella afirma que “as glomérulonefrites primárias podem ser assintomáticas, o que retarda o diagnóstico e inicio do tratamento”, “quando aparecem, os sintomas variam muito de um paciente para outro” (ALVES et.al, 2010). Franco [s.d] salienta que “o primeiro indício de que algo está errado é sugerido a partir de alterações no aspecto da urina, que fica mais escura e...
tracking img