Glomerulonefrite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (899 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Glomerulonefrite Difusa Aguda (GNDA)
DESCRIÇÃO.

A Glomerulonefrite Difusa Aguda (GNDA) este dentro da classificação das patologias primarias que acometem difusamente e em primeiro lugar oglomérulo de ambos os rins, podendo ser inflamatória ou degenerativa. Em sua maioria, acometem as crianças, principalmente em idades pré-escolar, no entanto 90% delas têm cura, 10% evoluem para a formacrônica e -1% evolui para glomerulonefrite rapidamente progressiva (GNRP).

Glomerulonefrite (GN) é a proliferação e inflamação do glomérulo, secundárias a um mecanismo imunológico, caracterizando-se porum episódio infeccioso prévio, estreptocócico ou não, que desencadeia o quadro clínico, após um período de latência. Em geral, apresenta-se como síndrome neurítica aguda (SNA). 

ETIOLOGIA

Entreas bactérias, a mais freqüentemente associada ao GN tem sido o estreptococo beta-hemolítico do grupo A, embora outros estreptococos (como o pneumococo), estafilococos, meningococos e até Mycoplasma játenham sido relacionados à glomerulonefrite aguda.

EPIDEMIOLOGIA

A probabilidade de um indivíduo desenvolver GNDA na presença de um estreptococo nefritogênico é de 15%, sendo mais freqüente emcrianças e adolescentes, sobretudo na faixa etária dos 3 aos 12 anos de idade. Menos de 5 % dos casos são vistos em crianças abaixo dos 2 anos de idade e 5 a 10% ocorrem em adultos com mais de 40 anosde idade. Raramente a doença se repete no mesmo indivíduo, O sexo masculino é o mais acometido que o sexo feminino, na proporção de 2 homens para 1 mulher.

FISIOPATOLOGIA

Na maioria dos casos aGNDA precede um caso de infecção da faringe por estreptocócico em 2 a 3 semanas, também pode seguir infecções da pele, do trato respiratório superior (caxumba, varicela-zoster, hepatite B, infecçãopor vírus da imunodeficiência humana), em alguns pacientes pode ser por antígenos estranhos ao corpo (soro e medicamentos, como pode ser observado no Diagrama a baixo) em outros casos o próprio...
tracking img