Glome rulo nefrite difusa aguda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
A glomérulo nefrite difusa aguda (GNDA) é uma doença inflamatória não-supurativa que acomete difusamente os glomérulos de ambos os rins. O processo inflamatório glomerular é imunologicamente mediado e resulta na instalação de uma síndrome nefrítica aguda. Esta síndrome caracteriza-se pelo aparecimento abrupto de edema, hipertensão arterial e hematúria, acompanhada,geralmente, de proteinúria e azotemia em graus variáveis.
A glomérulonefrite aguda em crianças aparece, na maioria das vezes, após doenças infecciosas. Um grande número de infecções virais e bacterianas têm sido incriminadas. Entre as bactérias, a mais freqüentemente associada tem sido o estreptococo beta-hemolítico do grupo A, embora outros estreptococos (como o pneumococo), estafilococos, meningococose até Mycoplasma já tenham sido relacionados à glomérulonefrite aguda.
Em crianças, a GNDA pós-estreptocócica (GNDAPE) é a mais comum. A infecção de pele ou orofaringe pelo Streptococcus beta-hemolítico do grupo A determina a produção de anticorpos. Admitese que o antígeno estreptocócico se deposite na membrana basal glomerular e, posteriormente, recebe os anticorpos circulantes com conseqüenteformação de imunocomplexos e ativação do sistema do complemento. O processo inflamatório gerado produz oclusão dos capilares glomerulares, bem como lesão de suas paredes, reduzindo, assim, a superfície filtrante e determinando redução da taxa de filtração glomerular.
A queda na filtração glomerular resulta na retenção renal de sódio e água, produzindo edema. A hipertensão arterial provavelmentetem origem multifatorial, não sendo somente uma conseqüência da retenção hidro-salina e da hipervolemia subseqüente. A diurese induzida por diuréticos não necessariamente determina redução nos níveis pressóricos, sugerindo o envolvimento de outros fatores patogênicos. Vários estudos demonstram que, no início do quadro, o sistema renina-angiotensina está acentuadamente inibido.
A hematúria eproteinúria são decorrentes do processo inflamatório dos capilares glomerulares que permite a passagem de hemácias e proteina para a urina.
A probabilidade de um indivíduo desenvolverGNDA na presença de um estreptococo nefritogênico é de 15%, independentemente do foco primário infeccioso. A doença é mais freqüente em crianças e adolescentes, sobretudo na faixa etária dos 3 aos 12 anos de idade.Menos de 5% dos casos são vistos em crianças abaixo dos dois anos de idade e 5 a 10% ocorrem em adultos com mais de 40 anos de idade. Estudos mostram que crianças que desenvolvem GNDA a partir de piodermites são, geralmente, mais jovens que aquelas com faringites. Raramente a doença se repete em um mesmo indivíduo. O sexo masculino é mais acometido que o sexo feminino, na proporção de 2:1. Oprognóstico dos pacientes que se apresentam com a forma típica de GNDAPE é muito bom e isto é particularmente verdade nas crianças, onde a recuperação se aproxima de 100% dos casos. A mortalidade na fase aguda é inferior a 1% e deve-se, em geral, a sepse, insuficiência cardíaca e encefalopatia hipertensiva.
As manifestações clínicas da GNDA surgem após um período de latência que varia de uma a trêssemanas (média de 10 dias) após a infecção de orofaringe, e de duas a quatro semanas, média de 21 dias, após as infecções de pele. Durante este período, a criança é assintomática, contudo, é possível identificar hematúria microscópica e proteinúria em cerca de 30% dos pacientes. O início de uma glomérulonefrite coincidindo com uma infecção, portanto sem período de latência, deve alertar para apossibilidade de exacerbação de doença crônica.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral
Sistematizar a assistência de Enfermagem a um paciente acometido por Glomérulo nefrite Difusa Aguda.

2.2 Objetivos Específicos

* Elaborar uma história clínica de um paciente acometido por Glomérulonefrite Difusa Aguda;
* Estabelecer, a partir de uma priorização, Identificar os sinais e sintomas...
tracking img