Globo de plasma e luz negra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
introdução
|
A luz negra se parece com uma lâmpada fluorescente ou incandescente normal, mas faz algo completamente diferente. Acenda uma e suas roupas brancas, dentes e várias outras coisas brilharão no escuro, enquanto que o bulbo propriamente dito emite apenas uma fraca luz roxa.
Estes dispositivos estão por toda parte, nos clubes, museus de ciência, parques de diversão e quartos deadolescentes entre outros lugares, mas para a maioria das pessoas, são um mistério total.
Neste artigo, descobriremos como funciona a luz negra e porque ela faz com que alguns objetos brilhem e outros não. Conheceremos ainda algumas aplicações interessantes desta luz.
Como funciona
O formato de uma lâmpada de luz negra convencional é parecido com o de uma lâmpada fluorescente, com algumasmodificações importantes. As lâmpadas fluorescentes geram luz passando eletricidade através de um tubo cheio de gás inerte e uma pequena quantidade de mercúrio.
Quando são energizados, os átomos de mercúrio emitem energia na forma defótons de luz. Eles emitem alguns fótons de luz visível, mas emitem principalmente fótons no intervalo do comprimento de onda da ultravioleta (UV) (em inglês). As ondas de luzUV são curtas demais para que possamos enxergá-las, sendo completamente invisíveis. Desse modo, as lâmpadas fluorescentes precisam converter essa energia em luz visível. Elas fazem isso com um revestimento de fósforo ao redor do exterior do tubo.
Os fosforosos são substâncias que emitem luz ou fluorescem quando expostos à luz. Quando um fóton atinge um átomo de fósforo, um dos elétrons do fósforopula para um nível de energia mais alto, fazendo com que o átomo vibre e gere calor. Quando o elétron retorna para seu nível normal, libera energia na forma de outro fóton. Esse fóton tem menos energia do que o fóton original porque parte da energia foi perdida na forma de calor. Em uma lâmpada fluorescente, a luz emitida está no espectro visível - o fósforo emite a luz branca que podemos ver.
Aluz negra funciona por esse mesmo princípio. Há, na verdade, dois tipos diferentes de luz negra, mas eles funcionam basicamente do mesmo modo.
* Uma luz negra tubular é uma lâmpada fluorescente com um tipo diferente de revestimento de fósforo. Esse revestimento absorve as ondas curtas nocivas da luz UV-B (em inglês) e UV-C (em inglês) e emite luz UV-A (em inglês), do mesmo modo que o fósforo emuma lâmpada fluorescente absorve a luz UV e emite luz visível. O próprio tubo de vidro "negro" bloqueia a maior parte de luz visível, de modo que somente a luz UV-A de onda longa, que é benigna, e alguma luz visível azul e violeta passam por ele.
* Uma lâmpada de luz negra incandescente é similar a umalâmpada doméstica normal , mas usa filtros de luz para absorver a luz do filamento aquecido.Eles absorvem tudo exceto a luz infravermelha e UV-A, além de um pouco da luz visível.
A luz negra pode ser encontrada em forma de tubo e de bulbo |
* Nesses dois modelos de luz, a luz UV emitida reage com vários fosforosos externos exatamente do mesmo modo que a luz UV dentro de uma lâmpada fluorescente reage com o revestimento de fósforo. Os fosforosos externos brilham enquanto a luz UVestá brilhando sobre eles.

O que brilha?
Se você caminhar por aí a noite toda com uma luz negra portátil, descobrirá que há fosforosos por toda a parte. Há uma grande quantidade de fosforosos naturais nos seus dentes e unhas, entre outras coisas. Há também muitos fosforosos nos materiais feitos pelo homem, incluindo telas de televisão e algumas tintas, tecidos e plásticos. A maioria das coisascom cores fluorescentes tais como os marca textos, contém fosforosos e você os encontrará em todos os produtos que brilham no escuro. Os clubes e parques de diversão usam tintas especiais para luz negra que brilham com cores diferentes. Você pode também comprar bolhas fosforescentes, tinta invisível, carpete fluorescente e mesmo gel de cabelo, todos para luz negra.
A primeira coisa que a...
tracking img