Glicolise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GLICÓLISE/ VIA GLICOLÍTICA

GLICOSE

GLICÓLISE/ VIA GLICOLÍTICA
Nos organismos aeróbios constitui o segmento inicial da degradação da glicose, sendo essencialmente prosseguida pelo processo a que, globalmente se atribui a designação de respiração celular.

Nos organismos anaeróbios (e mesmo nos aeróbios, em certas circunstâncias), pelo contrário, a glicólise é prosseguida por um outroprocesso designado por fermentação.

Glicose - proveniente da dieta ou produção endógena é degradada pelo organismo com o principal propósito de liberar energia.

Glicólise anaeróbica: degradação da glicose sem a necessidade de O2, tendo como produto final o acido lático, sendo utilizada quando exercícios rigorosos são realizados.

Glicólise aeróbica: é a degradação da glicose na presença deO2, tendo como produto final o piruvato que é transportado para dentro da mitocôndria para completar sua oxidação até CO2 e H2, ativando o ciclo de krebs e a cadeia respiratória.

Quando esse processo não envolve consumo de oxigênio molecular e por isso é chamado de fermentação anaeróbica.

A fermentação é um processo de transformação de uma substância em outra, produzida a partir demicroorganismos, tais como fungos, bactérias, ou até o próprio corpo, chamados nestes casos de fermentos. Exemplo de fermentação: açúcares das plantas em álcool, como ocorre no processo de fabricação da cerveja, cujos álcool etílico e CO2 são produzidos a partir do consumo de açucares presentes no malte, que é obtido através da cevada germinada.

Processo usado no preparo da massa do pão/ bolo:fermentos das leveduras/ fungos - consomem o açúcar (amido) da massa do pão, liberando CO2 , que aumenta o volume da massa. Exemplos: 1. Iogurte (fermentação láctica): lactobacilos, produzem ácido lático; 2. Pão e cerveja (fermentação alcoólica): fungos (anaeróbicos facultativos), que produzem no final álcool; 3. Vinagre (fermentação acética): consiste numa reação química, onde ocorre a oxidaçãoparcial do álcool etílico, obtendo o ácido acético. Outro exemplo: nos músculos, a quando da atividade fisica intensa e na ausência de oxigênio, com a formação de lactato (ácido láctico).

HISTÓRICO
1860 – Louis Pasteur - primeiros estudos formais do processo glicolítico - descobriu que microorganismos eram responsáveis pela fermentação. 1897 – Eduard Buchner - extrato obtido da maceração deleveduras, mesmo isento de microorganismos vivos, fermentava açúcares, e chamou este extrato de zimase (Prêmio Nobel da Química – 1907) 1905 – Arthur Harden e Willian Young - zimase podia ser separada em 2 extratos: - um contendo moléculas grandes e sensíveis ao calor; - uma fração de moléculas menores e pouco sensíveis ao calor (coenzimas), e que estes só fermentavam o açúcar quando juntos. (PrêmioNobel da Química – 1929).

HISTÓRICO
A via glicolítica detalhada foi determinada em 1940. Contribuições de Otto Meyerhof (Nobel da Medicina ou Fisiologia - 1922) e por Luis Leloir (Nobel da Química em 1970). A maior dificuldade na determinação da via é devido ao curto tempo de vida e baixas concentrações dos intermediários, o que faz a glicólise uma via metabólica muito rápida. Louis Pasteurverificou que a levedura crescia mais de 10 vezes mais rápido quando digeria o açúcar na fermentação do que usando o oxigênio.

GLICÓLISE
procariontes eucariontes

GLICÓLISE
É a seqüência metabólica de várias reações enzimáticas, na qual a glicose é oxidada produzindo: 2 moléculas de Ácido Pirúvico 2 moléculas de ATP 2 equivalentes reduzidos de NAD+, que serão introduzidos na cadeiarespiratória ou na fermentação.
glicose + 2 NAD+ + 2 ADP + 2 Pi 2 NADH + 2 ácido pirúvico + 2 ATP + 2 H2O

Funções da Via Glicolítica
- Transformar glicose em piruvato. - Sintetizar ATP com ou sem oxigênio. - Preparar a glicose para ser degradada totalmente em CO 2 e H2O. - Permitir a degradação parcial da glicose em anaerobiose. - Alguns intermediários são utilizados em diversos processos...
tracking img