Ginastica

Páginas: 13 (3232 palavras) Publicado: 25 de junho de 2013












Nome: Cristiana Gonçalves
Nº 8 12º4b1
Professor: Vitor Silva






Introdução

A Ginástica Artística é uma modalidade que remontam já aos primórdios da Humanidade e hoje é praticada em todo o Mundo por milhões de pessoas.
A Humanidade desde sempre se dedicou à prática de ginástica. Os Egípcios que possuíam profissionais que executavam exercícios gímnicos,para animarem as suas festas, e também realizavam este tipo de exercícios como preocupação higiénica, respiratória, corretiva educativa e desportiva.



















Desenvolvimento

O dicionário define ginástica como o “ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade”. Assim, é possível dizer que a modalidade existe desde o princípio da humanidade. Mas foina Grécia que ela passou a ser praticada como atividade desportiva.
Séculos depois, na Europa do Renascimento, surgiram esboços dos movimentos que hoje servem de base para o desporto. Porém, a organização da Ginástica Artística como a conhecemos, com regras e aparelhos específicos, aconteceu em 1811, na Alemanha. O professor Friedrick Ludwig Jahn abriu o primeiro campo de Ginástica de Berlim epropagou a modalidade pela Europa.
 A popularidade da Ginástica Artística levou à fundação da Federação Europeia de Ginástica (FEG), em 23 de julho de 1881, em Bruxelas, na Bélgica. Em 1921, a FEG agregou países de outros continentes e se transformou na Federação Internacional de Ginástica (FIG). Atualmente, com sede em Moutier, na Suíça, a FIG possui 121 países filiados.
 A Ginástica Artística éum dos desportos mais tradicionais dos Jogos Olímpicos. Tanto na Era Antiga quanto na Era Moderna das Olimpíadas a modalidade sempre foi prestigiada pelo público. A popularidade levou a FIG a realizar campeonatos mundiais específicos da modalidade, a partir de 1903. Em 1928, a Ginástica Artística, que era restrita aos homens, passou a ter competições femininas.
 A FIG atualmente é composta porcinco comitês. Quatro são relativos às modalidades competitivas (ginástica artística masculina, ginástica artística feminina, ginástica rítmica desportiva e ginástica aeróbica) e um à ginástica geral. A Ginástica Artística é também conhecida como Ginástica Olímpica.
 Na Ginástica Artística, homens e mulheres não disputam as mesmas provas. Os torneios masculinos incluem solo, salto sobre o cavalo,cavalo com alças, paralelas, barra fixa e argolas. Já os femininos têm salto sobre o cavalo, paralelas assimétricas, trave e solo.



Características físicas e generalidades 

Força, flexibilidade e coordenação motora, independentemente do treinamento, são fundamentais para o sucesso de um ginasta. A genética é determinante para que uma pessoa apresente essas características e se destaque namodalidade escolhida.
A preparação de um atleta passa por três fases. A primeira, que dura até aproximadamente os dez anos de idade, é a de iniciação. Depois, começa a fase de treinamento intensivo, específico para a modalidade escolhida. A média da idade de início é aproximadamente doze anos (idade com que as ginastas iniciam-se geralmente, na categoria júnior nacional). No terceiro momento,aos quinze em geral, começa o treinamento de alto nível, em que o atleta deve buscar maior autonomia e desenvolver ao máximo sua performance.

Aparelhos 


Imagem de um antigo ginásio, no qual treinava-se ainda a escalada.


Primeiro plano: Barras assimétricas. Segundo plano: Barra fixa (esquerda) e argolas (direita).
A modalidade subdivide-se em duas: ginástica artística masculina eginástica artística feminina. Cada uma possui um código próprio (com os movimentos e os aparelhos utilizados), elaborado pelos comitês (masc. e fem.) da Federação. Em comum, possuem as regras de conduta e as generalidades de cada competição, como a segurança do ginasta e a exigência sobre a qualidade dos equipamentos e da execução durante as apresentações dentro de cada exigência.
Os aparelhos da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ginastica
  • Ginástica
  • Ginastica
  • Ginástica
  • Ginástica
  • Ginastica
  • ginastica
  • ginastica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!