Gilberto freyre reumo cap 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (612 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
No 1 capitulo do livro "Homens Engenharias e Rumos Sociais" de Gilberto Freyre ele fala sobre três tipos de engenharia presentes na sociedade e as caracteriza sao elas,a engenharia física, asocial e a humana.
A engenharia fisica 'e a parte que trata de construções , tecnologias, ao lado mecânico. Ela se subdivide em varias engenharias como as presentes na universidade de brasilia, aengenharia civil , a energia, a automotiva e outras. E' a que se preocupa em inovar , melhorar , ou mesmo criar novas tecnologias , como exemplo em cada engenharia e' criado algo na automotiva novoscarros , na civil novas construções , materiais, na de energia novas fontes renováveis.
Ja a engenharia humana estuda os impactos que podem ser causados pela engenharia física , tanto do que astecnologias possam causar nos humanos e na sociedade , quanto o contrario , sendo assim procurando melhores soluções do que as propostas pelo engenheiro físico , como exemplo se algum engenheirofísico cria algo novo , a função do engenheiro humano 'e a de analisar este novo produto e adapta-lo de uma forma melhor para ser usado pelo humano tanto no espaço de trabalho quanto nos espaços derecreação.
"A engenharia social e' ciência social sob este aspecto: o de ciência que, aplicável , se torna aplicada" , para Gilberto engenharia social 'e uma metodologia em que o modo que oindivíduo trata os problemas encontrados com seu ambiente , equipamento de trabalho , sao objetivamente científicos mas sem deixar de ser humanisticos .
Assim como cada uma dessas engenharias estaligada a um contexto , uma função a engenharia no geral sempre esteve relacionada a evolução , o futuro , pois sempre apresenta analises e diversas inovações em varias áreas . Porem o Brasil seencontra atrasado tecnologicamente com relação com os outros países, em um trecho de seu livro Gilberto fala que em outros países, as pessoas consideradas superdotadas , que estudam mais e podem...
tracking img