Uma nova era em tecnologia: intel core i7

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma Nova Era em Tecnologia:
Intel Core i7
Mateus Martins, Michel Rosa, Thomás Silva, Rômulo Silva

Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas – Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Campus Rio Paranaíba

Resumo: Este artigo aborda a história dos processadores Intel Core i, ultima e mais rápida linha de processadores. Ênfase no Core i7, processador de maior desempenho lançado pela Intel,usado em notebooks computadores de mesa e nos novos ultrabooks, nova linha de smart PCs.

Abstract: This article discusses the history of Intel Core i, last and fastest processor line. Emphasis on Core i7, higher performance processor released by Intel, used in notebooks and desktops in the new ultrabooks, smart new line of PC `s.

1. INTRODUÇÃO

Os computadores que hoje estão nomercado, buscam cada vez mais a simplicidade, evolução, baixo custo e também super velocidade de processamento. Para isso as empresas que criam esses periféricos devem trabalhar buscando novas tecnologias e novas técnicas de processamento, quanto mais criarem mais será aperfeiçoado e desenvolvido o chip.
Assim a evolução é bastante rápida e traz ótimos resultados para os usuários que sempre procuram umbom desempenho para as tarefas diárias. Dentre as empresas que produzem esses chips temos a Intel como principal fornecedora.
Hoje ela produz três dos principais processadores do mercado, Core i3, Core i5 e o mais poderoso Core i7, que possuem características distintas, mas poder de processamento diferente. O Core i3 foi desenvolvido para substituir a linha Core 2 Duo, e também atender aosusuários menos exigentes, qualquer core i3 vem com um controlador de memoria DDR interno, um controlador de vídeo integrado e suporte a utilização de duplo canal para memoria RAM, ou seja, as memorias trabalham em duplo canal. Já o Core i5 que e o intermediário entre os três processadores fica encarregado de atender a demanda do mercado mais exigente, ou seja , usuários finais que precisam de um poderde processamento maior para realizar as suas tarefas. No i5 a Intel implantou uma tecnologia que foi o diferencial para o sucesso do processador, Intel Turbo Boost, essa tecnologia promete aumentar a velocidade do processador de acordo com a demanda de processos. E um recurso inteligente e trabalha todo o tempo monitorando a temperatura, frequência e voltagem do processador.
E por fim temos omais potente processador da serie Core i, i7. Esse processador foi desenvolvido para um público profissional. Todos os Core i7 possuem 4 núcleos, Turbo Boost, Hyper-Threading, tecnologia Intel HD Boost e ainda o recurso Intel QPI.
Recém lançado pela Intel os processadores Core i estão entre os melhores do mercado, e um desta nova serie que merece destaque é o Core i7.
Para entender como funciona oi7 tem-se que comentar sobre as varias gerações que a Intel propôs, que são elas Nehalen, Sandy Bridge e Ivy Bridge.

2. PRIMEIRA GERAÇÃO OU NEHALEM

A Primeira Geração de processadores Intel Core i, foi um projeto criado para usar a microarquitetura Intel Core high-k de 45nm, pois ela libera desempenho de processamento paralelo habilitado por um controlador de memoria integrado e pelaTecnolgogia Intel QuickPath proporcionando interconexões de alta velocidade para cada núcleo de processamento.
De acordo com o site da fabricante (Intel) a tecnologia Nehalem, oferece a mais avançada inovação em processadores, incluindo:
* Escalabilidade Dinâmica, núcleos, sub-rotinas, cache, interfaces e potencia gerenciados para desempenho por demanda eficiente no uso de energia
*Escalabilidade do design e do desemprenho para servidores, PCs e notebooks.
* Desempenho inteligente por demanda através da tecnologia Turbo Boost.
* Memoria compartilhável escalonável.
* O cache compartilhado de núcleos múltiplos melhorando o desempenho e a eficiência reduzindo a latência para dados utilizados com frequência.

3. SEGUNDA GERAÇÃO OU SANDY BRIDGE

Evolução da...
tracking img