Preconceito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – DCH IV
COLEGIADO DE INGLÊS

FELIPE CEZAR
MATHEUS DA SILVA PEREIRA
JONATHAS MARTINS

PRECONCEITO


Jacobina - Ba2013
FELIPE CEZAR
MATHEUS DA SILVA PEREIRA
JONATHAS MARTINS

PRECONCEITO

Trabalho solicitado pela Prof. João José como avaliação parcial da disciplina Filosofia , 2° Semestre, do Curso deLicenciatura em Língua Inglesa, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

Jacobina - Ba
2013
Preconceito
Para entender o que é preconceito temos que passar pelo conceito de atitude, a atitude écomposta por três componentes: um cognitivo, um afetivo e um comportamental: 
a cognição – o termo atitude é sempre empregado com referência à um objeto. Este objeto pode ser uma abstração, umapessoa, um grupo ou uma instituição social.

o afeto – é um valor que pode gerar sentimentos positivos, que, por sua vez, gera uma atitude positiva; ou gerar sentimentos negativos que pode gerar atitudesnegativas.

o comportamento – a predisposição : sentimentos positivos levam à aproximação; e negativos, ao esquivamento ou escape.
O preconceito é formado quando um indivíduo através do exercíciocognitivo cria um juízo, o qual servirá como referencia generalizada(estereótipo) para uma determinada raça, sexo e contexto social.
“Em geral, o ponto de partida do preconceito é uma generalizaçãosuperficial, um estereótipo, do tipo "todos os alemães são prepotentes", "todos os americanos são arrogantes", "todos os ingleses são frios", "todos os baianos são preguiçosos", "todos os paulistas sãometidos", etc. Fica assim evidente que, pela superficialidade ou pela estereotipia, o preconceito é um erro.”
De acordo com Adorno(1950) a fonte do preconceito é uma personalidade autoritária eintolerante. Essa personalidade segue normas que diz respeito a tradições e regras sócias, que estabelecem através dessas regras uma visão rígida, rejeitando um indivíduo caso não se adeque a seu padrão....
tracking img