Giardia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GIARDIA

Causa da doença

Giardia spp - protozoário (Giardia lamblia/Lamblia intestinalis) flagelado, binucleado e piriforme, que infecta o intestino delgado (dando um quadro de enteropatia numasérie de espécies, inclusive cães, gatos e no homem), interfere na absorção da mucosa e algumas de suas espécies produzem diarréia. O papel, se é que há algum, dos cães e gatos na transmissão dagiardíase e do homem não foi estabelecido e, conseqüentemente, o tratamento de todos os animais de companhia com giardíase pode ou não ter significado na prevenção da infecção humana.
Uma pessoainfectada elimina pelas fezes entre 300 milhões e 14 bilhões de cistos infectantes por dia. Sempre? Não. Há períodos de 7 a 10 dias em que não se elimina nada, justamente quando o hospedeiro resolve fazer umexame de fezes. Daí a importância de repetir exames que dão resultado negativo.
Existem duas formas : os trofozoítos móveis e os cistos infecciosos imóveis.
A Giárdia possui uma distribuiçãomundial, com prevalência de, pelo menos, 5% na maior parte da população. A incidência é mais alta nos animais jovens e animais confinados juntos em grupos.
O ciclo vital da Giárdia é direto, e a fonte deinfecção normal é a ingestão de alimento ou água contaminados com os cistos. Os animais silvestres são reservatórios potenciais.
Os cistos amadurecem no intestino delgado e os parasitas se agarram àmucosa; embora não invadam os tecidos, como as amebas fazem no intestino grosso, se a infestação for grande, os parasitas vão cobrir grande parte do revestimento intestinal.

Como os resultadospositivos ou negativos dos exames devem ser interpretados?
O resultado negativo do exame de fezes nem sempre vai indicar que o animal não está infectado, principalmente devido a eliminação do parasitanas fezes de forma intermitente. Se o resultado for positivo nesse exame, ou seja, se for encontrado o protozoário nas fezes ai sim podemos afirmar que o animal está infectado.
Já em relação ao...
tracking img