ggsdkjhdddll

3314 palavras 14 páginas
Impactos Ambientais da Exploração e Produção de Petróleo na
Bacia de Campos-RJ
Daniel S. Miranda*
Raniere G. da Silva**
Leandro B. de Almeida***

Resumo
O petróleo é a principal fonte de energia utilizada pela sociedade moderna, apesar de ser um recurso natural não renovável. A exploração desse recurso gera impactos ao ambiente e exige um processo de licenciamento ambiental, que determina medidas para minimizar esses impactos. Assim, o objetivo deste trabalho é, a partir da análise dos impactos ambientais de atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural (E&P), apresentados em (Estudo de Impacto Ambiental - EIA e Relatório de Avaliação Ambiental RAA) de empreendimentos localizados na Bacia de Campos-RJ, ressaltar o esgotamento dos reservatórios como impacto ambiental negativo dessas atividades.
Palavras-chave: Petróleo. Impacto Ambiental. Meio Ambiente.

Introdução
A energia move o mundo! Todos estamos acostumados a utilizar as diversas fontes energéticas em nosso dia a dia, porém muitas vezes não refletimos sobre seu uso racional e seus impactos sobre o meio ambiente. O desenvolvimento econômico e a qualidade de vida de uma sociedade podem ser avaliados pela forma e pela intensidade da utilização de energia.
Por outro lado, as atividades relacionadas à produção, transporte, distribuição e uso final da energia causam impacto sobre o meio ambiente.
As atividades da indústria petrolífera envolvem diversos impactos ao meio ambiente, desde o processo de extração até o consumo. Sendo a principal fonte energética do atual modelo de desenvolvimento, a extração do combustível fóssil sempre foi tolerada, justificando-se os impactos ambientais por ela gerados. Porém, a convenção do desenvolvimento sustentável é atualmente uma realidade no mercado, mudando o padrão de concorrência, sobretudo, nos setores potencialmente causadores de impactos ambientais. Setores governamentais e empresas têmse preocupado em buscar, ao

Relacionados