Gfdfdgdfg

581 palavras 3 páginas
Trabalho de Português

Romantismo – Romantismo no no Brasil
Antes de tudo podemos conceituá-lo , que foi a literatura da 1° metade do século XIX repúdio a tradição clássica

O Romantismo teve início no final do século XVII ,na Inglaterra e na Alemanha , e foi muitas vezes confrontado com o classicismo.
Em relação as características do romantismo podemos citar :
**Nacionalismo
**Exaltação da natureza
**Religiosidade
**Reação anticlássica
**Indianismo , dentre outras características
O romantismo chegou ao Brasil em 1836, quando Gonçalves de Magalhães publica na França a Niterói – Revista Brasiliense, e no mesmo ano lança um livro de poesias românticas intitulado Suspiros poéticos e saudades, teve duração de 45 anos. Nos primórdios dessa fase literária, 1833, um grupo de jovens estudantes brasileiros em Paris, sob a orientação de Gonçalves Magalhães e de Manuel de Araújo Porto Alegre, inicia um processo de renovação das letras, influenciados por Almeida Garret e pela leitura dos românticos franceses

O romantismo no Brasil possuiu 3 gerações

A 1ª Geração do Romantismo teve como principal escritor o maranhense Gonçalves Dias ele foi o responsável pela consolidação da literatura romântica por aqui. O papel de Gonçalves Magalhães foi introduzir esse gênero no Brasil.
Os temas típicos eram a exaltação da natureza, a volta ao passado histórico e a idealização do índio como representante da nacionalidade brasileira que estavam todos presentes nas obras de Gonçalves Dias. Assim, sua obra poética pode ser dividida basicamente em lírica (o amor, o sofrimento e a dor do homem romântico – “Se se morre de amor”), medieval e nacionalista

Porém, o traço mais forte da obra romântica de Gonçalves Dias é o Indianismo. Ele é considerado o maior poeta indianista brasileiro e possui em sua obra poemas como “I-Juca Pirama”, no qual a figura do índio é heroica, chegando até a ficar “europeizada”.

Utilizador de alta carga

Relacionados