Gestão, saúde e doença dos trabalharores

323 palavras 2 páginas
1. Como se efetivam as formas de gestão do trabalho no estabelecimento em que você está vinculado?

De acordo com o texto, as formas de gestão não são só responsabilidade dos chefes, diretores e gerentes. No meu trabalho não é diferente pois, temos normas e mesmo assim precisamos diariamente, pensar em novas formas de gestão, pois só as normas não dão conta das adversidades encontradas no trabalho.

2. Como transformar formas de organização do trabalho que nos trazem sofrimento?

Apesar de muitos trabalhadores afirmarem que algumas formas de Administração/gestão trazem sofrimento, podemos amenizar esse sofrimento com algumas mudanças, como uma administração mais “democratica”. Como os trabalhadores são o maior bem de uma empresa, trocar exeperiência, conversar, reinventar o trabalho para cada situação, pode diminuir bastante o afastamento dos trabalhadores, por motivos de doença ocupacional.

3. No seu local de trabalho existem espaços coletivos de discussão? Como eles se efetivam?

Nós só conversamos quando há reunião, e o único momento que podemos expor nossas opniões e propor medidas para melhorar nosso trabalho.

4. O que você tem feito no seu local de trabalho para reverter as situações que fazem sofrer?

Procuro começar meu dia de trabalho com um belo sorriso e deixo meus problemas em casa para não influenciar no meu local de trabalho, sigo as normas, mas as vezes fujo delas para desempenhar meu trabalho e melhor e agradar aos clientes, é importante saber quando quebrar as regras para um melhor funcionamento da empresas em algumas situações.

5. O que pode ser feito no seu local de trabalho para ampliar a discurssão sobre o funcionamento do trabalho e possibilitar transformar coletivamente o que está estabelecido/endurecido e tem produzido adoecimento?

Uma das medidas seria criar espaços de discurssões, para que o empregado posso, expor os problemas e propor medidas que melhores o ambiente de trabalho. Dar liberdade para que em certas

Relacionados