Gestao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução à Estatística Aplicada e Estatística Descritiva∗
Eduardo Esteves
25 de Setembro de 2009
Departamento de Engenharia Alimentar, Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, Campus da Penha, 8005-139 Faro, Portugal. E-mail: eesteves@ualg.pt; URL: http://w3.ualg.pt/~eesteves ou página na Tutoria Electrónica.

Resumo
Neste documento, que deriva dos
Apontamentos deEstatística

(para a disciplina de Métodos Estatísticos

leccionada no 1º Ano do Curso de Engenharia Alimentar até ao ano lectivo de 2006/2007), pretende-se abordar alguns dos tópicos introdutórios que se consideram (mais) relevantes (vd. programa da disciplina). Ao longo do texto incluem-se exemplos dos assuntos em estudo para auxiliar a compreensão das matérias. Complementarmente,providenciam-se exercícios, e respectivas soluções.

Conteúdo
1 2 3 Introdução Conceitos básicos: População, Amostra, Variável Estatística descritiva 1 2 3

3.1 3.2 3.3
4

Distribuição de frequências

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

3 6 6
13

Representação gráca de distribuições de frequências . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . Medidas de tendência central e de dispersão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Exercícios

1

Introdução
1

A palavra "Estatística" deriva do latim "Estate", ou Estado, e foi usada pela primeira vez em meados do século XVIII por um professor alemão, Gottfried Achenwall . A sua utilização estava inicialmente relacionada com a otenção de "informaçãovital", como por exemplo dados demográcos, "vitais" para a governação, para o recrutamento militar ou para a cobrança de impostos. Muitas vezes é usada como sinónimo de "dados": ouvimos falar em número de candidatos ao ensino superior, percentagem do PIB aplicado na Educação, etc. Aquele termo adquiriu, durante o século XIX, o signicado moderno. No entanto, a ESTATÍSTICA é mais do que isso; dizrespeito não só aos dados mas também à colheita (amostragem), RESUMO, análise e interpretação de dados com vista à avaliação objectiva da validade das conclusões acerca do mundo real que se obtiverem .

2

Por MÉTODOS ESTATÍSTICOS entendem-se os métodos

cientícos para colher, organizar, resumir, apresentar e analisar dados de modo a obter conclusões válidas. O OBJECTIVO GERAL da disciplinaEstatística Aplicada (14451014) é providenciar, aos alunos do curso de engenharia alimentar, conhecimentos básicos de estatística, teóricos e práticos, que lhes permitam analisar estatisticamente problemas relacionados com o desempenho da actividade.
∗ Este artigo foi preparado usando um processador de texto WYSIWYM (What You See Is What You Mean ),
à preparação de documentos de índoletécnico-cientíca (vd.

com/jeff570/mathword.html
2 Organização

1 Esta

http://www.lyx.org).

LYX, (mais) adequado
http://members.aol.

versão da história não é consensual vd. Earliest Known Uses of Some of the Words of Mathematics em (consultado em 17/09/2007).

para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE em http://stats.oecd.org/glossary/index.htm consultado em

3/10/2008) ou aAmerican Statistical Association (AmStat em http://www.amstat.org consultado em 5/10/2008)

1

2

Conceitos básicos: População, Amostra, Variável

Antes de mais, devem apresentar-se alguns conceitos importantes e que serão necessários ao longo deste texto. O primeiro dos conceitos de que falaremos é o de população. Simplisticamente, o que se pretende com a análise estatística é elaborarconclusões sobre um grupo de medições ou observações da variável em estudo. Ora, o conjunto de medições ou observações realizadas sobre diferentes elementos de conjuntos bem denidos e rigorosamente condicionados designa-se por POPULAÇÃO. A respectiva dimensão identica-se por vezes, as populações em estudo não existem na realidade, sicamente. populações "imaginárias", "hipotéticas" ou "potenciais"....
tracking img